O que são as contrações de treinamento?
Acima de 28 semanas de gestação, as fibras uterinas se tornam mais irritáveis e podem ocorrer contrações uterinas dolorosas. São diferentes das contrações do trabalho de parto por serem incoordenadas, sem a característica de intensidade crescente e ocorrem com bastante tempo de espaço entre as mesmas, ocorrendo algumas vezes durante o dia.
Podem se tornar mais frequentes com o avançar da idade gestacional e provovar a eliminação de parte do tampão mucoso. Este representa um gel composto por proteínas e anticorpos que protege o canal do colo uterino da invasão de bactérias que possam atingir o feto.
Quando há rotura prematura das membranas amnióticas há perda desta barreira de proteção fetal, por isso, a mulher deve evoluir para parto brevemente e, caso o feto seja muito prematuro, permanecer em internamento médico para que seja avaliada a presença de sinais de infecção.
E como ocorrem no trabalho de parto?
No trabalho de parto as contrações ocorrem a cada 10 minutos no mínimo, com duração de 30 a 60 segundos, associados a sensação de enrijecimento abdominal e peso sobre a região genital.
A presença de uma única contração já indica trabalho de parto?
Não. O trabalho de parto é definido como a presença de contrações uterinas efetivas, isto é, capazes de alterar o colo uterino com o objetivo de permitir a passagem do feto para o ambiente externo. As contrações isoladas, incoordenadas e sem periodicidade não são capazes de promover estas alterações. São associadas a infecções genitais e urinárias.
Então quando devo procurar a maternidade?
Quando as contrações forem frequentes, coordenadas, em intensidade cada vez maior, ocorrendo em intervalo menor ou igual a 10 minutos. Além disso, caso haja perda de líquido em grande quantidade ou algum tipo de sangramento transvaginal. Podem ocorrer sem que haja complicações, mas demandam avaliação médica.
Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6
Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:
http://www.dremersonbatista.com
CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS