Respondendo a dúvidas: Teste de gestação, ausculta de batimentos cardiofetais e movimentação fetal

Trazendo resposta a algumas dúvidas que chegam frequentemente na minha página! 

Screen Shot 05-06-16 at 08.25 AM 001

Quando fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez na urina é positivo com 5 semanas de gestação. Isso quer dizer que após uma semana de atraso menstrual a mulher já pode tentar. Lembrando que há margem de erro de 15 dias. Caso não seja positivo, repetir em 7 a 15 dias para tirar a dúvida. De forma ideal, fazer o teste no sangue, que é bem mais confiável.

À ultrassonografia os primeiros sinais da gestação podem ser vistos com 5 semanas de idade gestacional também. Geralmente é visto somente o saco gestacional, sem embrião.

Veja também – Gestação: Diagnóstico Precoce

Screen Shot 06-09-16 at 10.09 AM

Quando é possível ouvir os batimentos cardíacos fetais? 

O batimento cardiofetal pode ser ausultado com sonar Doppler a partir das 11 semanas, a depender do tipo físico da paciente e da qualidade do aparelho. Geralmente não conseguimos de forma tão precoce, sendo possível geralmente após as 14 semanas.

À ultrassonografia transvaginal, é possível verificar a presença de batimento cardíaco embrionário com 7 semanas de idade gestacional.

Quando a gestante percebe a movimentação fetal?

A movimentação fetal é percebida por volta de 18 a 20 semanas, sendo mais tardia nas primigestas e mais precoce nas mulheres que já engravidaram outras vezes. Isso ocorre porque nas mulheres que nunca engravidaram, é maior a tensão da musculatura abdominal.

Antes de 18 semanas de idade gestacional, os movimentos que são sentidos podem ser devido a outros órgãos da cavidade abdominal, como os intestinos. Vale lembrar que o útero gestacional se encontra na pelve até 14 semanas.

Screen Shot 06-09-16 at 10.05 AM

Como a altura de fundo uterino se relaciona com a idade gestacional?

Até as 14 semanas de idade gestacional o útero se encontra na pelve, não podendo ser avaliado pela palpação abdominal. Por isso que até esta data a ultrassonografia deve ser realizada por via transvaginal. 

Está à altura da cicatriz umbilical com 20 semanas na maioria das gestantes. Após este período, aumenta em 1cm a cada semana até as 36. Se mantém entre 36 e 38 após esta data devido ao encaixe do pólo cefálico fetal para o nascimento.

Screen Shot 05-06-16 at 09.11 AM

Altura de fundo uterino muito reduzida leva às hipóteses de oligoâmnio e restrição de crescimento fetal. Quando aumentada pode ser devido a gemelaridade, polidrâmnio e macrossomia fetal.

 

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s