Quando a Mulher Grávida começa a sentir a Movimentação do Bebê?

A mulher fica ansiosa para sentir os movimentos do seu bebê após engravidar. É a primeira forma de contato que ela terá com o seu filho em desenvolvimento, de forma direta, funcionando como uma comunicação de amor entre ambos.

tumblr_mvq2a90N8U1s9rs2wo1_250

Os padrões da atividade fetal são diferentes a depender do estágio de evolução da gravidez. Inicialmente, os movimentos são mais leves e pouco frequentes. À medida que prossegue a integração do sistema nervoso central com o sistema muscular do feto, os movimentos tornam-se rítmicos, fortes e contínuos. Podem ocorrer durante o período noturno e dificultar o adormecer da mãe.

O ritmo da atividade do bebê pode sofrer interferência tanto de fatores endógenos – como a presença de insuficiência placentária, aloimunização pelo fator Rh ou malformações congênitas – quanto de fatores exógenos, como atividade materna excessiva, uso de medicamentos sedativos, álcool, nicotina e outros.

Próximo ao oitavo mês de gestação, tende a se intensificar por conta da tentativa de encaixe fetal na pelve materna para o parto. Além disso, o espaço na cavidade uterina vai ficando mais apertado, pelo maior tamanho do bebê.

Após o encaixe na bacia materna, a movimentação é menor, por conta da posição fetal que está assumida para o parto. Neste momento a sensibilidade materna deve ser ainda maior para perceber a vitalidade fetal e sua relação com as contrações.

A movimentação fetal representa um contato físico mesmo que indireto, entre a mãe e o feto, sendo que esta atribui uma certa forma de comunicação a este ritual. A atividade do feto, embora desconfortável em algumas situações. Tranquiliza a mãe em relação à saúde do seu concepto, sendo um importante auxílio no desenvolvimento da relação mãe-feto.

Veja o Vídeo –  Desenvolvimento Fetal

Mov fetal 1

Quando os movimentos podem ser percebidos?

A movimentação fetal é geralmente percebida pela mãe a partir das 20 semanas de gestação. Pode ser sentida antes em pacientes com gestações anteriores, por volta de 18 semanas. Nas mulheres grávidas pela primeira vez, a percepção dos movimentos pode demorar até as 22 semanas.

“Mas Doutor eu só tenho 2 meses de gestação e já sinto os movimentos!”

Nem tudo que se move no abdome de uma mulher gestante é movimentação fetal. O abdome comporta diversos outros órgãos que se movem e podem confundir a gestante em relação à atividade fetal.

Screen Shot 06-09-16 at 10.56 AM

Por exemplo, as alças intestinais, que mantém a movimentação durante o processo de digestão, podem ser sentidas, em cólicas indolores. Por isso, são considerados como pertencentes ao feto somente os movimentos que podem ser sentidos com uma mão sobre o abdome ou pela própria mulher, após as marcações de data acima descritas.

Mov fetal 5

A presença de movimentos fetais ativos e frequentes é tranquilizadora quanto ao prognóstico fetal. Dada a boa correlação entre a subjetividade da percepção materna e a ultrassonografia em tempo real, resulta lógica a utilização do controle diário de movimentos fetais, realizado pela gestante, como instrumento de avaliação fetal simples, de baixo custo, que não requer instrumentalização e não tem contraindicações.

ScreenShot025

Fontes:

AMARAL, E. M.; SOUZA, F. L. P.; CECATTI, J. G. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual técnico do pré-natal e puerpério. São Paulo: Olho de Boi Comunicações, 2010.

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s