Ciclo Menstrual: Perguntas e Respostas

Os ciclos menstruais fazem parte da vida reprodutiva da mulher e suas alterações são a principal causa de busca a uma consulta ginecológica. Por ser um tema íntimo, permanecem tabus que dificultam o acesso às informações de forma correta e a solução mais fácil de dúvidas. 

ScreenShot049

“Qual a duração normal de um ciclo menstrual?”

De 24 a 35 dias, com fluxo de 2 a 7 dias.

“Para ser normal, o ciclo deve ter o mesmo intervalo de dias?”

Não. É normal que o ciclo varie uma média de 2 a 8 dias sem que isso indique irregularidade menstrual.

“Qual o motivo da alteração na duração dos ciclos menstruais?”

Pequenas variações como estas podem ocorrer pelos mais diversos motivos como:

  • Alterações de dieta;
  • Ciclos de sono;
  • Uso de medicamentos;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Troca de método anticoncepcional;
  • Doenças clínicas;
  • Prática de atividade física;
  • Estresse;
  • Dentre outros.

Então a mudança de alguns dias no padrão do ciclo menstrual não indica a presença de alguma doença como causadora. A precaução é realizar o teste de gravidez na vigência de atraso menstrual e sintomas sugestivos.

“Em um ciclo de 28 dias quando ocorre a ovulação?”

Por volta do 14º dia. A fase lútea do ciclo(que ocorre após a ovulação) tem duração fixa de 14 dias. Desta forma quando houver ciclo mais longo que 28 dias, a ovulação ocorrerá nos últimos 14 dias.

“Em um ciclo de 32 dias, quando ocorre a ovulação?”

Por volta do 18º dia, mantendo a fase lútea com a mesma duração de 14 dias.

“Como eu posso saber se estou ovulando?”

Os sinais de ovulação são aqueles que surgem com a liberação do úvulo e estímulo hormonal. Ocorrem: aumento da temperatura corporal em 0,5 a 0,8°C (quando a medida é feita pela manhã), presença de muco cervical com maior consistência e dor nas mamas devido a congestão.

  • O muco cervical é produzido pelo aumento de progesterona. Este ocorre quando há ovulação e é formada uma estrutura chamada corpo lúteo, que é responsável pela produção de progesterona até 12 semanas de gestação.
  • A produção hormonal que ocorre causa aumento das glândulas mucosas do endométrio. É a chamada fase secretória, que deixa o útero preparado para uma gestação. Portanto a produção do muco cervical indica que a mulher está em plenas condições de engravidar.
  • A progesterona produzida pelo corpo lúteo após a ovulação é responsável pelo aumento da temperatura corporal no período fértil. Ocorre aumento estimado em 0,8ºC neste período.

As medidas devem ser realizadas pela manhã, antes de qualquer atividade, durante alguns ciclos para que a mulher reconheça as alterações da temperatura do seu corpo no período ovulatório. 

 

ScreenShot004

“A ovulação ocorre em ciclos regulares?”

Sim. A ocorrência perfeita da secreção hormonal com o tempo exato de liberação hormonal é importante para que os eventos responsáveis pela maturação folicular e ovulação ocorra.

“É normal ter sangramento com coágulos?”

Não. O sangramento com coágulos só ocorre quando o volume de sangue exceder 80ml. Indica um aumento do sangramento, que é associado a distúrbios do ciclo como a anovulação crônica.

“É normal ficar sem menstruar durante o aleitamento?”

Sim. O aleitamento tem aumento da secreção de LH, que reduz a secreção de gonadotrofinas e mantém a mulher sem ciclos menstruais. Essa ocorrência pode inclusive ser utilizada como forma de anticoncepção. A ocorrência de sangramento durante o aleitamento já indica retorno dos ciclos e risco de gestação.

“O que fazer quando os ciclos menstruais voltam durante a amamentação”

Isso indica a presença de escape hormonal, ou seja, a produção de hormônios não está sendo suprimida pelo aleitamento. Desta forma a mulher já tem chances de engravidar novamente e deve iniciar um método anticoncepcional que possa ser administrado no aleitamento.

“Há chance de engravidar tendo sangramento menstrual?”

Não. O sangramento indica a degeneração do óvulo e do corpo lúteo no final do período fértil. Desta forma o endométrio já se encontra em descamação e não há mais possibilidade de desenvolvimento de gestação.

 

ovulação, ciclos menstruais, gestação, como engravidar

“Sem ovulação, não há gestação?”

Correto. É necessário que o ciclo ovariano ocorra de forma sincronizada e seja capaz de promover a ovulação para que a mulher engravide. Em muitas situações como na Síndrome dos Ovários Policísticos, hipotireoidismo, infecções sistêmicas e obesidade, a mulher tem disfunção menstrual com alteração na duração dos ciclos. Estes são muito provavelmente anovulatórios e as chances de gestação são bastante reduzidas.

“Ciclos ovulatórios garantem gestação?”

Não. Casais saudáveis que mantenham pelo menos 3 relações sexuais por semana, durante 1 ano, apresentam uma taxa de gestação estimada em 30%. Isto quer dizer que a cada 100 mulheres que tentarem engravidar durante 1 ano, somente 30 conseguirão, na ausência de qualquer doença que prejudique a fertilidade.

Por isso o início da investigação de infertilidade deve ser iniciado somente após 1 ano de tentativas sem sucesso. Exceção é feita às mulheres que se encontram acima de 30 ou 35 anos, em que os exames devem ser iniciados após 6 meses, por causa da maior quantidade de fatores de infertilidade nesta população feminina.

ScreenShot317

Fontes:

BEREK e NOVAK. Tratado de Ginecologia. 15ª Edição. 2009.

FEBRASGO. Manual de orientação à anticoncepcção. 2010

STEPHEN, et al. Ginecologia e Obstetrícia. Revisão e Preparação para Concursos e Provas de Título. 3ª Edição. 2013.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s