Como a Obesidade pode Causar Infertilidade

Obesidade e infertilidade são duas situações de saúde crescentes na atualidade, que tendem a convergir em uma análise mais aprofundada. A obesidade pode alterar a produção hormonal que por sua vez, prejudica o funcionamento ovariano. Desta forma a fertilidade pode ser atingida.

ScreenShot039

A partir de qual peso a fertilidade feminina é atingida?

A Organização Mundial da Saúde(OMS) define o sobrepeso como IMC >25. As pesquisas sobre a associação com dificuldade para engravidar mostram que cada aumento de 1 ponto acima de IMC 29, causa redução de 5% na taxa de fertilidade anual.

Quais as alterações de ciclo menstrual causadas pela obesidade?

A maior conversão periférica de andrógenos (hormônios masculinos) em estrógenos (hormônios femininos), causa alteração do eixo hormonal com menor produção de gonadotrofinas (que estimulam os ovários).

Por outro lado, a resistência a insulina provoca aumento da fração livre e ativa dos andrógenos. Há também indícios de que um hormônio chamado adipocina reduz a qualidade dos espermatozoides e dos óvulos.

Há então associação da obesidade com anovulação, ciclos menstruais desregulados, abortamentos e complicações na gestação.

Qual a relação entre obesidade e perdas gestacionais?

Acredita-se que a alteração de hormônios no início da formação fetal seja capaz de alterar o desenvolvimento e a adaptação materna e causar abortamento. Alguns estudos também apontam um defeito de implantação do óvulo fecundado no útero de mulheres com obesidade, devido a má qualidade da vascularização.

ScreenShot044

Como então as mulheres com sobrepeso/obesidade podem engravidar?

Perda ponderal – Inicialmente a perda de peso de 5% já é capaz de melhorar o padrão ovulatório e regular os ciclos menstruais em uma grande parcela dos casos. Vale aqui lembrar da associação entre obesidade e Síndrome dos Ovários Policísticos. Nestas a perda de peso também é importantíssima para conseguir uma gestação.

ScreenShot043

Regularização dos ciclos – o uso de medicamentos como os anticoncepcionais, com o objetivo de regularizar os ciclos menstruais é bastante importante para que haja ovulação adequada. Esta necessita de interação perfeita entre a produção de hormônios desde o cérebro até os ovários. Sem este funcionamento adequado não haverá ovulação, nem gestação.

Indutores de ovulação – devem ser reservados para os casos com disfunção ovulatória. São geralmente aquelas que não possuem ciclos menstruais naturalmente. Os indutores são medicamentos que aumentam o estímulo ovariano. Devem ser usados sempre com a supervisão de um médico, dados os seus possíveis efeitos colaterais.

A perda de peso auxilia na resposta aos tratamentos de infertilidade conjugal como a indução de ovulação, inseminação artificial e fertilização in vitro.

ScreenShot041

Fontes:

Dag, Zeynep; Dilbaz, Berna. Impact of obesity on infertility in women. Journal Turkish Of Gynaecology. Jun 2015. 111-117.

 

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s