Perda de Líquido na Gestação: Causa Possíveis

Diante de qualquer perda de líquido por via vaginal a gestante fica bastante assustada. Felizmente, na maioria das vezes a perda de líquido é somente o corrimento fisiológico da gestação ou outra secreção que não seja líquido amniótico.

pregnant-lady-wk-39-closeup

O que é líquido amniótico?

É o líquido que permanece dentro da cavidade uterina durante o desenvolvimento fetal. Tem como importantes funções:

  • Permite que o feto se movimente.
  • Preenche os pulmões fetais evitando o seu colabamento.
  • Desenvolvimento do trato gastrintestinal do feto através da deglutição e eliminação constantes.
  • Atua como proteção contra traumas físicos sobre o abdome materno.
  • Evita a compressão do cordão umbilical.

Como saber que o líquido perdido é da bolsa amniótica?

A amniorrexe, ou rotura da bolsa das águas, ocorre com a perda súbita e indolor de grande quantidade de líquido. Este é incolor ou de coloração esbranquiçada e não possui cheiro alterado.

Pode ser esverdeado ou amarelado caso haja mecônio. Neste caso permanece sendo indolor, súbito e em grande quantidade.

É importante ressaltar que não existe perda recorrente de líquido em casos de amniorrexe. A perda é súbita e ocorre em uma única vez. Leva a paciente para o atendimento médico e necessita de internamento.

ScreenShot013

O que mais pode ser uma perda de líquido na gestação?

Leucorreia fisiológica – pelo aumento da progesterona que ocorre durante a gravidez há aumento da secreção vaginal. Este é um corrimento em quantidade moderada, persistente em todas as fases da gravidez e não associada a mau cheiro, prurido(coceira) local, dor durante a relação sexual e sangramento.

Candidíase – vulvovaginite bastante comum em mulheres de todas as idades e sobretudo na gestação. Ocorre com corrimento de coloração branca, sem mau cheiro e associado a prurido intenso na maioria dos casos. Deve ser tratada de forma eficiente para evitar complicações para a gestação.

Tricomoníase – corrimento abundante de coloração amarelada ou esverdeada que causa mau cheiro, dor na relação sexual e pode estar associada a sangramento. Também deve ser tratada de forma a evitar maiores complicações na gestação.

Tampão mucoso – secreção eliminada pelo colo uterino quando o mesmo começa a sofrer modificações que indicam trabalho de parto. Pode se iniciar até 10 dias antes do nascimento. Tem característica mucosa, semelhante a um “catarro”. Geralmente vem misturado a pequena quantidade de sangue.

Perda de urina – o útero gestacional aumentado comprime a bexiga da mulher e pode provocar a perda de urina em pequenas quantidades. Isso pode ocorrer mais comumente no terceiro trimestre e precipitado por esforços como a tosse.

Sêmen – após a relação sexual uma quantidade de esperma pode permanecer no canal vaginal e somente depois ser eliminado. A relação sexual pode provocar também sangramento, visto que a mucosa vaginal está mais frágil e friável na gravidez. Deve ser sempre relatada ao médico durante a consulta.

Como o médico pode definir a perda líquida?

Exame especular é a conduta em casos de perda de líquido. A visualização do orifício externo do colo uterino permite determinar se o líquido eliminado é proveniente da bolsa amniótica.

Pode ser feita a coleta de líquido do fundo de saco vaginal e avaliação em lâmina ao microscópio. Se houver cristalização com formação de estruturas semelhantes a “folhas de samambaia”, confirma a perda de líquido amniótico.

A realização de ultrassonografia ajuda na definição da quantidade de líquido amniótico através do cálculo do Indice de Líquido Amniótico(ILA). Somada à avaliação correta da idade gestacional, guia a melhor conduta médica.

ScreenShot014

Fontes:

Freitas, et al, Rotinas em Ginecologia, 2010

Leveno, et al, Obstetrícia de Williams:Complicações na Gestação. 2014

Ministério da Saúde. Manual Técnico de gestação de Alto Risco. 2012.

 

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

 

Tem interesse em melhorar seu desempenho acadêmico e intelectual? Conheça nosso site “Estudante Profissional”. As melhores dicas de estudo e desempenho acadêmico para você.

12106814_556886591142604_6459095786695016654_n(2)

https://estudanteprofissionalblog.wordpress.com/

 

 

CONHEÇA O MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS – https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224

Emerson Batista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s