Perda de Líquido na Gestação: Causa Possíveis

Diante de qualquer perda de líquido por via vaginal a gestante fica bastante assustada. Felizmente, na maioria das vezes a perda de líquido é somente o corrimento fisiológico da gestação ou outra secreção que não seja líquido amniótico.

pregnant-lady-wk-39-closeup

O que é líquido amniótico?

É o líquido que permanece dentro da cavidade uterina durante o desenvolvimento fetal. Tem como importantes funções:

  • Permite que o feto se movimente.
  • Preenche os pulmões fetais evitando o seu colabamento.
  • Desenvolvimento do trato gastrintestinal do feto através da deglutição e eliminação constantes.
  • Atua como proteção contra traumas físicos sobre o abdome materno.
  • Evita a compressão do cordão umbilical.

Como saber que o líquido perdido é da bolsa amniótica?

A amniorrexe, ou rotura da bolsa das águas, ocorre com a perda súbita e indolor de grande quantidade de líquido. Este é incolor ou de coloração esbranquiçada e não possui cheiro alterado.

Pode ser esverdeado ou amarelado caso haja mecônio. Neste caso permanece sendo indolor, súbito e em grande quantidade.

É importante ressaltar que não existe perda recorrente de líquido em casos de amniorrexe. A perda é súbita e ocorre em uma única vez. Leva a paciente para o atendimento médico e necessita de internamento.

ScreenShot013

O que mais pode ser uma perda de líquido na gestação?

Leucorreia fisiológica – pelo aumento da progesterona que ocorre durante a gravidez há aumento da secreção vaginal. Este é um corrimento em quantidade moderada, persistente em todas as fases da gravidez e não associada a mau cheiro, prurido(coceira) local, dor durante a relação sexual e sangramento.

Candidíase – vulvovaginite bastante comum em mulheres de todas as idades e sobretudo na gestação. Ocorre com corrimento de coloração branca, sem mau cheiro e associado a prurido intenso na maioria dos casos. Deve ser tratada de forma eficiente para evitar complicações para a gestação.

Tricomoníase – corrimento abundante de coloração amarelada ou esverdeada que causa mau cheiro, dor na relação sexual e pode estar associada a sangramento. Também deve ser tratada de forma a evitar maiores complicações na gestação.

Tampão mucoso – secreção eliminada pelo colo uterino quando o mesmo começa a sofrer modificações que indicam trabalho de parto. Pode se iniciar até 10 dias antes do nascimento. Tem característica mucosa, semelhante a um “catarro”. Geralmente vem misturado a pequena quantidade de sangue.

Perda de urina – o útero gestacional aumentado comprime a bexiga da mulher e pode provocar a perda de urina em pequenas quantidades. Isso pode ocorrer mais comumente no terceiro trimestre e precipitado por esforços como a tosse.

Sêmen – após a relação sexual uma quantidade de esperma pode permanecer no canal vaginal e somente depois ser eliminado. A relação sexual pode provocar também sangramento, visto que a mucosa vaginal está mais frágil e friável na gravidez. Deve ser sempre relatada ao médico durante a consulta.

Como o médico pode definir a perda líquida?

Exame especular é a conduta em casos de perda de líquido. A visualização do orifício externo do colo uterino permite determinar se o líquido eliminado é proveniente da bolsa amniótica.

Pode ser feita a coleta de líquido do fundo de saco vaginal e avaliação em lâmina ao microscópio. Se houver cristalização com formação de estruturas semelhantes a “folhas de samambaia”, confirma a perda de líquido amniótico.

A realização de ultrassonografia ajuda na definição da quantidade de líquido amniótico através do cálculo do Indice de Líquido Amniótico(ILA). Somada à avaliação correta da idade gestacional, guia a melhor conduta médica.

ScreenShot014

Fontes:

Freitas, et al, Rotinas em Ginecologia, 2010

Leveno, et al, Obstetrícia de Williams:Complicações na Gestação. 2014

Ministério da Saúde. Manual Técnico de gestação de Alto Risco. 2012.

 

Você tem Síndrome dos Ovários Policísticos? Tem problemas com ciclo menstrual? Dificuldades para engravidar? Acesse este link e conheça meu livro:

http://www.dremersonbatista.com

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

CONHEÇA O MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS – https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s