Anticoncepcional: Mitos e verdades sobre efeitos colaterais

Praticamente todos os contraceptivos apresentam efeitos colaterais associados ao funcionamento do método. Por medo ou por falta de orientação adequada, muitas mulheres suspendem o método por conta destes. Contudo a grande maioria é leve e tende a desaparecer com a continuidade do uso.

uso de anticoncepcionais

Por que ocorrem efeitos colaterais?

Fazem parte do próprio funcionamento dos anticoncepcionais. A maioria utiliza hormônios em sua fórmula, de forma a alterar o caráter cíclico do ciclo menstrual da mulher. Desta forma, conseguem evitar os picos e quedas hormonais sincronizadas que são indispensáveis para que haja ovulação e gestação.

Veja também – 10 perguntas a serem feitar antes de iniciar qualquer anticoncepcional

1 – Os efeitos adversos se reduzem com a continuidade do uso?

VERDADE. Os estudos comprovam que a grande maioria dos efeitos adversos apresenta redução ou mesmo desaparecimento após 3 a 5 meses de uso. Isto deve ser orientado à mulher antes de iniciar qualquer método para que ela esteja consciente destas mudanças e não abandone o método caso os problemas sejam suportáveis.

2 – Todos os anticoncepcionais causam ganho de peso

MITO. Até o presente momento o único anticoncepcional que comprovadamente causa aumento de peso é o Acetato de Medroxiprogesterona de Depósito, na forma de injeção trimestral.

Em um estudo de acompanhamento foi encontrado aumento de 5,1 Kg em média após 36 meses de uso. O mesmo ganho não foi encontrado em nenhum dos outros métodos anticoncepcionais.

3 – Os anticoncepcionais causam dor de cabeça

VERDADE. Pode ocorrer piora de quadros prévios de dor de cabeça, como a cefaleia tensional e a enxaqueca, ou até mesmo surgir uma cefaleia que a mulher não sentia antes. A intensidade é bem maior no primeiro mês de uso, com melhora importante após este período.

Vale ressaltar que as mulheres que apresentam enxaqueca com aura (sintomas neurológicos como dormências, clarões na vista), apresentam aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral em uso de qualquer formulação com estrógenos. Os estrógenos aumentam as proteínas pró-coagulantes e facilitam a formação de trombos e oclusões vasculares.

A troca de método contraceptivo, mesmo que seja para um com menor quantidade de hormônio, não mostra melhora nestas pacientes.

4 – Os anticoncepcionais causam redução do desejo sexual

MITO. Também não foi comprovada associação da redução da libido com o uso de qualquer tipo de método anticoncepcional.

5 – Os anticoncepcionais causam dor nas mamas

VERDADE. A sensibilidade mamária é um dos sintomas mais presentes em mulheres que fazem uso de hormônios para contracepção. Está presente com a grande maioria dos métodos, sem apresentar diferenças significativas entre estes. A redução deste sintoma ocorre somente após 18 meses de uso.

anticoncepcionais engordam ganho de peso

6 – Todos os anticoncepcionais são causadores de acne e oleosidade na pele

MITO. Somente os anticoncepcionais de progesterona isolada são causadores de acne e oleosidade cutânea. O implante subdérmico é o que apresenta estes efeitos de forma mais intensa.

Na verdade, os contraceptivos combinados, com estrógeno e progesterona, são usados no tratamento de casos de acne que pioram no período pré-menstrual.

7 – O sangramento de escape (Spotting), pode ser tratado com anti-inflamatórios

VERDADE. O sangramento de escape ocorre com a grande maioria dos métodos, principalmente nos primeiros meses. É um sangramento persistente, de pequena quantidade, de coloração escura. Não indica falha do método e melhora com o uso de anti-inflamatórios por 3 a 5 dias.

No caso de uso contínuo, é orientada a suspensão das pílulas por um período de 3 a 4 dias, com retorno após.

8 – Os anticoncepcionais podem causar tanto sangramentos intensos como ausência de ciclos menstruais

VERDADE. Entre as mulheres que usam o anticoncepcional na forma de implante subdérmico, somente 11% permanece com padrões menstruais considerados normais.

Os contraceptivos de progesterona isolada ou em pílulas de baixa dosagem, causam sangramento menstrual que pode ser intenso. Já as injeções trimestrais tendem a provocar ausência de ciclos menstruais na maioria das mulheres.

9 – Os anticoncepcionais causam transtornos de humor

MITO. A suspeita da associação de anticoncepcionais com sintomas depressivos até hoje não foi comprovada. Os anticoncepcionais são usados na verdade, para o tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual. Por causarem estabilização do da quantidade hormonal durante o ciclo menstrual, melhoram as variações cíclicas de humor.

10 – Os anticoncepcionais reduzem a quantidade de leite

MITO. Os anticoncepcionais de progesterona isolada que são usados durante a lactação não interferem na produção nem na qualidade do leite.

11 – Todos os anticoncepcionais causam náusea e vômitos

MITO. Somente os contraceptivos de emergência são causadores de náusea de forte intensidade e vômitos.

anticoncepcionais e sangramento irregular

Fontes:

BARR, Nancy G. Managing Adverse Effects of Hormonal Contraceptives. American Family Physician. Vol 82. Nº 12. Dezembro, 2010.

BARR, Nancy G. Managing Adverse Effects of Hormonal Contraceptives. American Family Physician. Vol 82. Nº 12. Dezembro, 2010.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

3 comentários sobre “Anticoncepcional: Mitos e verdades sobre efeitos colaterais

  1. Adorei sou site, sou Vanessa enfermeira especialista em neonatologia,adoro assistência na saúde materna infantil,estou iniciado home care materna infantil, coordeno UTI NEO, trabalho na assistência suporte gestante e parturiente,parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação, boa noite

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s