Infertilidade causa estresse. Estresse causa infertilidade.

O desejo de conceber um filho é uma representação social da saúde do casal e da sua capacidade de formarem uma família. Quando a gestação não ocorre, podem sobressair-se sintomas associados a estresse psicológico e até mesmo doenças mentais. Estes, por sua vez, causam piora na função reprodutiva feminina.

ScreenShot020

Se considerarmos o conceito da OMS: “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não se reduzindo a mera ausência de doença ou enfermidade”, podemos dizer que a infertilidade é um grave problema de saúde em muitos países em todo o mundo, pois incrementa severamente o sofrimento social.

É definida como a ausência de gestações em casais saudáveis que mantêm relações sexuais frequentes(3 ou mais por semana), sem uso de quaisquer métodos contraceptivos, durante 1 ano. Alguns autores defendem que seja reduzida para 6 meses em mulheres acima de 35 anos. 

Estima-se que ocorra em cerca de 20% dos casais, em alguma época das suas vidas. É importante frisar que a chance de gestação em casais saudáveis durante 1 ano é de apenas 30%. Portanto, não há indicação de que haja alguma doença clínica ou ginecológica que altere a fertilidade conjugal antes disso.

ScreenShot034

Por que o estresse é tão presente nos casais com infertilidade?

Muitos estudos psicológicos e psiquiátricos tem avaliado o estado psicológico dos casais com infertilidade. Os mesmos acabam passando por bastante sofrimento pela dificuldade de engravidar. A complexidade do sistema reprodutivo feminino, a necessidade de múltiplos exames e o tempo de espera podem inclusive prejudicar a relação do casal.

No nosso meio social há bastante pressão por parte das pessoas próximas para que o casal formado tenha um filho. Isso só piora o estresse ao qual o casal é submetido. Faz com que ambos se sintam diferentes e possam até desenvolver isolamento social, evitando falar no assunto e comparecer em situações que lembrem gestação. O sofrimento associado ao medo de não conceber é comparado a traumas físicos e diagnóstico de doenças graves.

As pesquisas tem associado quadros de ansiedade generalizada e até mesmo depressão, principalmente nas mulheres, com quadros de infertilidade conjugal. A ansiedade ocorre mais durante as tentativas e o tratamento da infertilidade. A depressão é mais associada à ausência de gestações mesmo com bastante tempo te tentativas frustradas.

Além disso, o tratamento de infertilidade, por si só, já envolve bastante número de exames, procedimentos dispendiosos e caros, que geram ansiedade ao casal. O sentimento de vulnerabilidade em relação a exames muitas vezes invasivos, causa também ansiedade feminina.

A mulher pode se sentir incapaz, principalmente quando não há apoio do companheiro. Vale lembrar que a pesquisa do fator masculino é muito mais simples e barata. Não se justifica a ausência do companheiro no processo de investigação e tratamento.

O estresse causa sintomas físicos nas mulheres com infertilidade?

Sim. Os principais relatados são:

  • Mal-estar.
  • Sensação de desgaste físico.
  • Cansaço.
  • Sensibilidade emotiva excessiva.
  • Irritabilidade.

Além destes muitas podem relatar alterações intestinais, depressão de humor, raiva, ansiedade, angústia e apatia.

O estresse pode causar infertilidade?

Sim. Há algum tempo a hipótese de infertilidade psicogênica existe como uma das causas de dificuldade para engravidar.

Sabemos que o ciclo menstrual feminino precisa funcionar de forma coordenada, ciclicamente perfeita para que haja ovulação e a gestação seja possível. O controle inicial do estímulo para a ovulação ocorre a nível do córtex cerebral. Isto quer dizer que os estados mentais alterados, seja por estresse ou por outras causas, prejudicam o funcionamento normal do ciclo ovariano.

ScreenShot031

Como o estresse altera a ovulação?

O estresse causa ativação do sistema hipotálamo-hipófise-adrenal. Esta ativação aumenta a produção de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse. Estes preparam o indivíduo para uma situação de “luta-ou-fuga” na qual são priorizados os sistemas cerebral, cardiovascular e musculatura.

O aumento do cortisol e da adrenalina provocam alteração dos pulsos de GnRH. Este é fundamental para maturação dos folículos ovarianos e da ovulação, uma vez que coordena a produção de Hormônio Folículo Estimulante(FSH) e Hormônio Luteinizante(LH).

Desta forma, a resposta endócrina feminina em situações de estresse está associada a irregularidade menstrual, atraso menstrual e infertilidade conjugal.

ScreenShot033

O apoio psicológico é importante para os casais inférteis?

Muito. A presença de um profissional de saúde mental é importantíssima durante o tratamento dos casais inférteis.

A orientação sobre os motivos da infertilidade, bem como o acompanhamento psicológico aos casais que estão em tratamento, estão associados a melhores resultados.

O estímulo para que o casal fale sobre seus sentimentos em relação à infertilidade podem auxiliar na redução de ansiedade, medo e frustração.

ScreenShot032

Fontes:

MOREIRA, Simone da Nóbrega Tomaz; LIMA, Josivan Gomes de; SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de  and  AZEVEDO, George Dantas de.Estresse e função reprodutiva feminina. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 119-125.

FARIA, Dieime Elaine Pereira de; GRIECO, Silvana Chedid  and  BARROS, Sônia Maria Oliveira de.Efeitos da infertilidade no relacionamento dos cônjuges.Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 794-801.

FARINATI, Débora Marcondes; RIGONI, Maisa dos Santos  and  MULLER, Marisa Campio.Infertilidade: um novo campo da Psicologia da saúde. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2006, vol.23, n.4, pp. 433-439.

MOREIRA, Simone da Nóbrega Tomaz; MELO, Carmen Oliveira Medeiros; TOMAZ, Geraldez  and  AZEVEDO, George Dantas de.Estresse e ansiedade em mulheres inférteis. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2006, vol.28, n.6, pp. 358-364.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s