Transtorno Afetivo Bipolar na Gestação

O transtorno bipolar é caracterizado pela presença de estados alterados de humor com alternância entre depressão e euforia(fase maníaca). É tratado com estabilizadores de humor, que podem causar malformações fetais.

postpartum-depression-effects

O transtorno afetivo bipolar, antigamente chamado de psicose maníaco-depressiva, se caracteriza pela alternância de estados de humor extremos. Em um momento o paciente se encontra eufórico, com delírios de grandeza, sensação de invencibilidade e poder infinitos. No outro ocorre depressão intensa, com grande risco de suicídio, piorada pela culpa dos atos realizados durante a fase maníaca.

O tratamento é realizado com medicamentos estabilizadores de humor como o carbonato de lítio. Estas medicações podem causar danos fetais em um número pequeno de mulheres. Desta forma, o acompanhamento conjunto entre médico do pré-natal e psiquiatra é a melhor forma de avaliar a continuidade do tratamento.

E se a mulher com transtorno bipolar engravidar?

O lítio causa malformações fetais. As demais medicações usadas como Valproato e Carbamazepina também devem ser usadas com cautela na gravidez. Neste caso, o acompanhamento da mulher deve ser feito de forma conjunta com o psiquiatra.

A retirada da medicação pode ser tentada de forma gradual em pacientes com menor risco de descompensação. Nos episódios de mania o haloperidol em dose baixa pode ser usado como medicação sintomática. Antidepressivos não devem ser usados na fase de humor deprimido pelo risco de provocar a euforia. É a chamada “virada maníaca”.

Somente uma avaliação criteriosa de custo e benefício da manutenção ou retirada das medicações pode mostrar o melhor caminho para o acompanhamento destas gestantes.

ScreenShot013

Fontes:

Ministério da saúde do Brasil. Gestação de Alto Risco. Manual Técnico. 5ª Edição. Brasília-DF. 2012.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s