Diagnóstico de Gestação: Confirmação precoce

O reconhecimento precoce da gestação é fundamental para o início do acompanhamento pré-natal. A consulta médica associada a testes imunológicos e a ultrassonografia são as formas utilizadas para diagnóstico da gravidez.

ScreenShot207

O que é o Beta-HCG?

A fração beta da gonadotrofina coriônica humana é o teste sanguíneo mais sensível para o diagnóstico de gestação. É capaz de reconhecer níveis extremamente baixos do hormônio, sendo positivo antes mesmo que haja atraso menstrual e sintomas de gestação.

A viabilidade de uma gestação, ou seja, a capacidade de evolução normal ocorre quando os níveis de HCG dobram em 48 horas. No caso de dosagens com pequenos valores, é indicado que se repita o exame quantitativo.

Após a sua positividade, deve ser solicitada uma ultrassonografia para confirmar outros dados que são importantes no acompanhamento da gravidez. É importante lembrar que alguns tumores de células germinativas como os ovarianos, também produzem beta-HCG e podem confundir.

ScreenShot019

Para que serve a ultrassonografia transvaginal?

Exame importantíssimo na confirmação da gestação e no diagnóstico de normalidade. Fornece informações sobre:

Desta forma podemos concluir que muito além de diagnosticar, a ultrassonografia precoce fornece informações sobre o futuro desta gestação.

Atraso menstrual e achados sonográficos:

01 semana de atraso – a ultrassonografia transvaginal consegue mostrar o saco gestacional com 32 dias de ciclo, ou seja, cerca de 01 semana de atraso menstrual em ciclos de 28 dias.

ScreenShot006

04 semanas de atraso – é possível visualizar a vesícula vitelina, que indica gestação normal em 93% dos casos.

05 semanas de atraso – embrião, que surge como uma linha de 2 a 3mm próximo à vesícula vitelínica. Ao encontrar embrião é possível avaliar a idade gestacional através do comprimento cabeça-nádega(CCN).

ScreenShot008

Com CCN acima de 5mm é possível auscultar os batimentos cardioembrionários (BCE). Indicam gestação normal em 90 a 97% quando presentes. A ausência destes está fortemente associada a abortamento. 

ScreenShot009

Fontes:

FERREIRA, Adilson C; FILHO, Francisco M; GALLARRETA, Francisco M; et al. Proposta de um algoritmo para diagnóstico de gravidez. FEMINA. Fev. 2009

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

4 comentários sobre “Diagnóstico de Gestação: Confirmação precoce

  1. Boa tarde. Estou com uma dúvida, pela minha DUM eu deveria menstruar dia 16 ou 17 do mês de Maio, já que sou regulada em um ciclo de 28 dias. Bem, fui fazer a ultrassom transvaginal e o médico disse q somente viu o saco estacional e que minha gravidez pode ser anembrionada. Fiquei apavorada. Me ajude, por favor.

    Curtir

    • A gestação anembrionada como o nome já diz tem a formação somente do saco gestacional sem bebê. Evolui para abortamento. Mas antes de saber se você tem mesmo isso, é necessário repetir está Ultrassonografia

      Curtir

  2. Tive um aborto a tres meses minha menstruatção venho no mês passado e era pra vim esse mês no dia 13 e ainda não venho fiz uma traz vaginal e não acusou nada nei o teste de farmácia todos deram negativos e estou preucupada oq eu faço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s