7 Situações em que a Gestação é Possível

Doenças ginecológicas e clínicas estão associadas a alterações na fertilidade feminina. Entretanto, a grande maioria delas é passível de tratamento e a mulher pode engravidar normalmente. 

tumblr_n198k62bbH1tqs1heo1_500

1 – Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP) engravidam?

Sim. Tem como característica a irregularidade dos ciclos menstruais por defeitos na maturação dos óvulos. Para conseguir uma gestação a mulher deve tomar medicamentos anticoncepcionais por um período determinado e fazer uso de indutores de ovulação.

Recentemente a Metformina tem sido associada no tratamento das mulheres com SOP, por causar redução da resistência insulínica e aumentar as taxas de ovulação e gestação.

2 – Mulheres com cistos ovarianos engravidam?

Sim. Os cistos ovarianos com conteúdo somente líquido são formados por problemas na ovulação que mantém o folículo ovariano. Este folículo que não se rompeu acumula líquido e forma o cisto.

Para que a mulher engravide deve tomar anticoncepcionais para causar o chamado “repouso ovariano”. A imensa maioria dos cistos responde a essa terapêutica e desaparece, sem que a mulher tenha prejuízos da fertilidade.

3 – Mulheres com ciclos menstruais irregulares engravidam?

Sim. O que deve ser buscado é o diagnóstico da causa de desregulação. Estes ciclos são na maioria das vezes anovulatórios e por isso a mulher não engravida. Com o tratamento adequado e retorno aos ciclos com ovulação, a mulher pode engravidar normalmente.

4 – Mulheres com hipotireoidismo engravidam?

Sim. O hipotireoidismo é associado a aumento da prolactina e indução de ausência dos ciclos menstruais. A mulher não desenvolve as fases de maturação dos folículos, ovulação e menstruação. Somente com o tratamento e a reposição hormonal a mulher terá regularização dos ciclos e poderá engravidar.

ScreenShot058

5 – Mulheres com trombofilias engravidam?

Sim. As mulheres com trombofilias tem maior chance de perdas gestacionais por tromboses e hemorragias placentárias. Estas mulheres devem ter o seu diagnóstico realizado e, quando engravidar, o uso de anticoagulantes geralmente é necessário para manter a gestação até o fim.

É fundamental o acompanhamento no pré-natal de alto risco e a pesquisa dos fatores de sofrimento fetal.

6 – Após uma gestação ectópica(nas trompas) a mulher pode engravidar?

Sim. Mesmo após a cirurgia em que é retirada uma das trompas, a mulher tem condições de engravidar. Ocorrem ovulações mantidas e os óvulos podem ser captados pela trompa saudável, para que haja encontro com o espermatozoide e gestação.

7 – Após uso prolongado de anticoncepcionais, a mulher engravida?

Sim. O retorno da ovulação tende a retornar em 6 a 12 meses após o uso da medicação hormonal. Os medicamentos que mais causam atraso no retorno da fertilidade são as injeções trimestrais de progesterona. 

O uso de contraceptivos hormonais não está associado a infertilidade conjugal.

ScreenShot002

Fontes:

Manual de Infertilidade de Baixa Complexidade. FEBRASGO. 2011.

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: obstetrícia fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

FREITAS, F. et al. Rotinas em Ginecologia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

2 comentários sobre “7 Situações em que a Gestação é Possível

  1. Até hj eu fiz so os exames ormonais ai que descobri a tiroide Ate em tão eu so achava q tinha micropolicistico.. só estou tomando o remédio pra tiróide q e os ormonio eu queria saber eu posso engravidar somente fazendo o tratamento pra tiróide Pq a minha GO disse q primeiro eu vou tomar o remédio pra tiróide por três meses ai depois vou refazer o exames ormonais ai sim ela vai ver se está tudo bom os ormonio se tive normal ai ela vai passa o tratamento pro micropolicistico eu quero saber posso engravidar normalmente cm esses dois pobremas..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s