Gestação em Mulheres com Sobrepeso e Obesidade

A obesidade está associada a dificuldades para engravidar pela alteração hormonal ovariana. Quando a mulher engravida, ocorre maior risco de doença hipertensiva da gestação e diabetes gestacional.

obesity-300x200

Por que a obesidade prejudica as futuras gestantes?

É sabido que a obesidade prejudica a capacidade de engravidar. Ocorre maior conversão periférica de hormônios, no tecido gorduroso, e a mulher desenvolve alterações de ciclo menstrual. Muitos destes ciclos desregulados são anovulatórios e então a mulher tem redução das chances de engravidar.

O peso pré-gestacional também é o principal indicador de ganho de peso na gestação. Este traz consigo diversas complicações que podem se manter após a gestação e alterar a composição corporal feminina por toda a sua vida.

Ganho de peso na gestação 2

Há maior número de complicações nas gestações em mulheres obesas?

Sim. O perfil de controle dos nutrientes que se desenvolve na gestação em mulheres obesas pode causar malformações do desenvolvimento fetal. Está associada a:

Como acompanhar as gestantes obesas?

Encaminhamento à nutricionista é fundamental para que haja adequação da alimentação e para evitar consumo insuficiente para a nutrição fetal. A gestante não deve “comer por 2”, mas deve investir na qualidade da sua nutrição, visto que o feto recebe os nutrientes que ela consome.

Além disso, cuidados especiais com a pressão arterial e o controle glicêmico. Rastreamento de diabetes gestacional e pré-eclampsia devem ser precoces para que as intervenções possam surtir efeitos benéficos na saúde de mãe e filho.

ScreenShot325

Fontes:

SEABRA, Gisele; PADILHA, Patrícia; QUEIROZ, Juliana, et al; Sobrepeso e obesidade pré-gestacionais:prevalência e desfechos associados à gestação. FEBRASGO. Out 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s