Perfil Biofísico Fetal em Gestações de Alto Risco

Método de avaliação da vitalidade fetal que associa ultrassonografia e cardiotocografia. Bastante útil no acompanhamento das gestações de alto risco.

ScreenShot296

Quais são as características de um feto saudável?

1. Tônus fetal – durante toda a vida fetal há tendência de movimentação sempre em flexão, como forma de se acomodar no útero materno. É uma das primeiras características do feto em desenvolvimento e está ausente em casos de sofrimento fetal grave.

2. Movimentação fetal – o feto se movimenta de forma frequente, exceto quando está dormindo. Ao estímulo do abdome materno, é fácil perceber a presença de movimentos fetais ativos. Em casos de sofrimento fetal , o feto tende a priorizar áreas nobres como coração, cérebro e supra-renais. O fluxo sanguíneo que iria para os músculos é então diminuído, bem como a sua movimentação (mobilograma) .

Veja tambémQuando a gestante começa a sentir a movimentação fetal?

3. Movimentos respiratórios – a respiração fetal ocorre com movimentação da caixa torácica, embora o feto realize seu consumo de oxigênio pelo cordão umbilical. Na vida intrauterina os pulmões se encontram cheios de líquido amniótico, fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

4. Líquido amniótico –  o líquido amniótico é formado por urina fetal. Em casos de redução do fluxo sanguíneo por insuficiência placentária, o feto reduz a quantidade de sangue que passa pelos rins. Com isso a redução de urina fetal causa redução do líquido amniótico e indica situações de sofrimento fetal.

5. Frequência cardíaca – o feto tem sua frequência cardíaca normal entre 110 e 160 batimentos por minuto. Na fase aguda do sofrimento fetal, ocorre aumento da frequência para suprir as necessidades metabólicas e evitar danos teciduais. Após esta fase, o feto pode entrar em exaustão e ocorre então redução da frequência cardíaca, situação que demanda ainda mais urgência em tomada de decisões que visem a sobrevida do feto.

Mov fetal 5

E como é feito o perfil biofísico fetal?

Utiliza as ferramentas necessárias para avaliar todas estas características acima citadas, para avaliar a condição de vitalidade fetal. Deve ser feito em gestações de alto risco acima das 25 semanas de idade gestacional.

A ultrassonografia avalia tônus, movimentação fetal, movimentos respiratórios e ILA. A cardiotocografia avalia a variabilidade da frequência cardíaca fetal e sua relação com as contrações uterinas que possam existir.

Juntando todos estes dados, é feito um escore que avalia a condição do feto. Para cada um critério positivo, são atribuídos 2 pontos. Em escore menor que 06, o feto é considerado comprometido e há encaminhamento para a maternidade para possível antecipação do parto.

ScreenShot298

Fontes:

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: Obstetrícia Fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2011.

Pode ser realizado de forma semanal nas gestações de alto risco, ou até mesmo em intervalos menores. É bastante útil para determinar o momento em que o ambiente intrauterino se tornou mais perigoso ao feto que fora dele.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s