Gestação após 35 anos: Cuidados Essenciais

Com a inserção da mulher no mercado de trabalho a gestação tem sido postergada. Desta forma é maior a quantidade de mulheres que engravida após 35 anos de idade. Estas gestações necessitam de cuidados especiais.

tumblr_mvq2a90N8U1s9rs2wo3_250

As mulheres tem postergado cada vez mais a gestação, dando prioridade a sua carreira profissional e vida acadêmica, para ter filhos em um momento de melhor condição econômica. As mulheres que engravidam tardiamente são geralmente primigestas(mulheres com a primeira gestação), de melhor nível socioeconômico e com maior nível de escolaridade.

É mais difícil engravidar após 35 anos?

Sim. Após 25 anos de idade a fertilidade feminina começa a cair. Quanto mais tempo a mulher demorar para engravidar, maior será a dificuldade de engravidar. Além disso, serão mais intensos os danos causados por infecções ginecológicas e doenças como a endometriose.

ScreenShot295

É importante compreender que os ovários tem a idade da mulher. Não são produzidos constantemente como os espermatozoides. E a cada ciclo menstrual, são selecionados os melhores óvulos para que haja gestação. Desta forma, temos que os óvulos destas mulheres são de pior qualidade e mais predispostos a malformações fetais como a Síndrome de Down.

Por que a gestação acima de 35 anos é tardia?

Devido ao aumento importante do número de complicações que ocorre pelas características próprias destas gestações.

As mulheres que engravidam de forma tardia apresentam maior desgaste da musculatura uterina, maior quantidade de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, menos condicionamento físico, além de menor quantidade de hormônios em comparação a mulheres mais jovens. Devem ser acompanhadas em pré-natal de alto risco.

A gestante deve ser bem orientada em relação aos sinais de alerta, principalmente em relação ao sofrimento fetal e à doença hipertensiva.

Complicações mais comuns:

  1. Hipertensão arterial – pela maior idade das pacientes, encontram-se com maior desgaste vascular e maiores níveis de pressão arterial. Estas tem 2 a 4 vezes mais hipertensão essencial em comparação com mulheres abaixo de 25 anos. A pré-eclampsia é mais comum somente se a mulher estiver na primeira gestação.
  2. Diabetes gestacional – bem maior nas gestações tardias. Está associado a fetos macrossômicos(acima de 4000kg) e dificuldades no parto normal.
  3. Trabalho de parto pré-termo – está aumentado nas gestações tardias.
  4. Placenta prévia – pelo desgaste da musculatura uterina pela idade, a placenta prévia é bem mais comum nestas gestações. Está associada a hemorragias maternas graves com risco até mesmo de histerectomia.
  5. Atonia uterina – o útero mais “velho” tem mais dificuldade de retornar a sua contração normal. Ocorre então mais perda sanguínea pela mãe no período pós-parto.
  6. Mais cesáreas – as mulheres acima de 35 anos tem menor evolução satisfatória em partos normais. Menor condicionamento físico e aumento dos fatores de risco de sofrimento fetal agudo aumenta bastante a quantidade de cesáreas nestas mulheres.

ScreenShot294

Fontes:

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: Obstetrícia Fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “Gestação após 35 anos: Cuidados Essenciais

  1. Pingback: Cistos Mamários: Abordagem e Tratamento | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s