10 perguntas a serem feitas antes de iniciar contraceptivos hormonais

Os contraceptivos hormonais são medicamentos com vários efeitos colaterais e capazes de agravar doenças próprias da mulher. É necessário que uma consulta detalhada seja feita antes de iniciar qualquer método contraceptivo.

ScreenShot285

  1. Você fuma?

As mulheres que fumam devem evitar o uso de contraceptivos hormonais com estrógenos. O cigarro causa aumento do risco de doenças cardiovasculares como Infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico.

Risco adicional ocorre em uso de estrógenos, pelas suas propriedades trombogênicas. Aumenta fatores sanguíneos pró-coagulantes e reduz os anticoagulantes. Fica facilitada então a obstrução vascular.

  1. Tem 35 anos ou mais?

Com maior idade aumenta a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como alteração de perfil lipídico e obesidade. Estas mulheres devem evitar uso de anticoncepcionais com estrógenos.

Os progestágenos também devem ser usados com cautela nestas mulheres por conta do aumento de peso e alteração do perfil lipídico, com tendência a aumento do colesterol. Apresentam bem menos complicações que os estrógenos.

  1. É hipertensa?

A hipertensão arterial é a principal causa de acidente vascular encefálico. Há aumento do risco se a mulher fizer uso deste hormônio. Evitar uso de métodos com estrógeno, como as pílulas combinadas.

ScreenShot154

Veja também – Contracepção em mulheres hipertensas.

  1. Amamentando bebê de 06 meses ou menos?

O uso de hormônios durante a lactação pode causar efeitos no recém-nascido. Nestas mulheres a preferência é dada pelas pílulas de progesterona com a menor dose possível. Estas são as chamadas minipílulas.

ScreenShot085

Nas mulheres que fazem amamentação exclusiva, o que é melhor para o bebe, a contracepção é mantida por pelo menos 06 meses. É necessário que a mulher amamente a cada 3 horas, sob livre demanda, e que o sangramento menstrual ainda não tenham retornado. Tem a vantagem de ser natural e sem custos financeiros.

Saiba mais em Método de Amenorreia da Lactação.

  1. Problemas cardíacos e circulatórios?

Doenças cardiovasculares e/ou circulatórias tem piora com o aumento hormonal induzido pelo uso de pílulas anticoncepcionais ou mesmo pela gestação. O uso destas, e de outras substâncias, deve ser extremamente cauteloso pelo risco de piorar condições de saúde pré-existentes.

  1. Tem ou já teve câncer de mama?

O tecido mamário responde a estímulos hormonais. No caso de alterações mamárias sugestivas de malignidade, os hormônios contidos nas pílulas podem induzir o seu aumento e agravar a doença.

Nas mulheres que tem ou já tiveram doenças malignas da mama, os métodos hormonais são contraindicados.

  1. Icterícia, cirrose hepática ou tumor no fígado?

Os hormônios dos contraceptivos são metabolizados no fígado. No caso de doenças hepáticas, a quantidade hormonal permanecerá por mais tempo no corpo da mulher, com acúmulo de dose. É perdida então a noção de quantidade hormonal que age após cada dose. Os efeitos colaterais são então aumentados de forma desconhecida.

Devem ser evitados os métodos hormonais nestas mulheres, principalmente aqueles que contém estrógenos.

  1. Cefaleia com alteração visual?

A enxaqueca com aura tem aumento de 4x no risco de Acidente Vascular Encefálico se a mulher usar métodos hormonais.

Consiste em dor de cabeça de forte intensidade, geralmente unilateral, de caráter pulsátil (latejante), em região periocular. A aura ocorre com manifestações visuais, descritos como “clarões” na visão, que precedem a dor. Nestas mulheres a prescrição de métodos com estrógenos deve ser evitada.

  1. Usa medicamentos para convulsões?

O uso de medicamentos anticonvulsivantes pode alterar a metabolização hepática dos hormônios, diminuindo a concentração no sangue e a sua ação. Desta forma, reduzem a segurança do método e deixam a mulher desprotegida em relação a gestações não-planejadas.

ScreenShot286

  1. Pode estar gestante?

Antes de iniciar qualquer método hormonal é importante certificar que a mulher não esteja gestante. O uso de contraceptivos pode causar alterações fetais nas fases iniciais do seu desenvolvimento.

Na maioria das vezes é orientado que a mulher inicie o uso no primeiro dia do ciclo menstrual. Se houver necessidade imediata, pode ser feito teste de gravidez antes.

ScreenShot043

Fontes:

Magalhães, et alGinecologia Baseada em Problemas. Faculdade Christus. Fortaleza-CE, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s