11 Efeitos Benéficos dos Anticoncepcionais que Você Precisa Saber

Além de evitar a gestação não-planejada os anticoncepcionais tem outros efeitos no organismo feminino. Estes efeitos paralelos podem ser utilizados para trazer outras vantagens para as mulheres que os usam. É importante que o método seja adaptado à mulher, como forma de trazer estes benefícios a ela.

ScreenShot260

  1. Inibição reversível da fertilidade

O efeito anticoncepcional é reversível após a suspensão do uso. Ocorre retorno dos ciclos normais após 06 meses a 01 ano após a suspensão. Este tempo varia de acordo com a quantidade hormonal do método em uso e da via de administração (via oral ou injetável).

Os anticoncepcionais trimestrais injetáveis são os que necessitam de maior tempo para o retorno dos ciclos ovulatórios.

  1. Redução do sangramento transvaginal

Os anticoncepcionais combinados(estrógeno+progesterona) reduzem o fluxo menstrual na maioria das mulheres. Os anticoncepcionais de uso contínuo(progesterona isolada) geralmente causam ausência de menstruação.

Esta alteração é particularmente útil nas mulheres com sangramento uterino aumentado.

  1. Tratamento de anemia

Pela redução da menstruação, como citado no Item 02, ocorre menor perda sanguínea e causa melhora nas mulheres que desenvolvem anemia por sangramento transvaginal.

O tratamento destas mulheres é feito em combinação de medicamentos para tratar a causa do sangramento e reposição de sulfato ferroso e/ou transfusão sanguínea. A forma de tratamento depende da gravidade da anemia.

  1. Redução de dor menstrual

Por induzir redução ou ausência de menstruação, os anticoncepcionais inibem a formação de substâncias inflamatórias do período menstrual. Desta forma ocorre melhora da dismenorreia (cólica menstrual) com o seu uso.

Na fase aguda são usados anti-inflamatórios como Ibuprofeno e Ácido menfenâmico. Entretanto nas mulheres com dor menstrual persistente é importante avaliar a necessidade de associar um anticoncepcional.

  1. Regularização dos ciclos e aumento da ovulação

O uso baseado em ciclos de 28 dias, com 21 comprimidos e parada de 07 dias, simula um ciclo menstrual normal. Em mulheres com alteração hormonal, como na Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP), o uso por um determinado período de tempo devolve a regularização dos ciclos e promove melhora das taxas de ovulação.

  1. Reduz doenças da mama

Em mulheres que não tiveram filhos, a regularidade mantida pelos hormônios reduz a proliferação de tecido mamário que ocorre em cada ciclo. Este é sentido pela mulher como dor e inchaço nas mamas, próximos à menstruação.

Isso promove menor risco de alteração na divisão celular e formação de lesões benignas ou malignas da mama.

  1. Reduz transtorno pré-menstrual

Os sintomas do transtorno pré-menstrual são causados pela queda de progesterona e estrógenos que ocorre logo antes da menstruação. O uso de anticoncepcionais mantém o nível hormonal estável e causa melhora da TPM.

  1. Reduz câncer de endométrio

Pela estabilização do endométrio (tecido interno do útero) com redução do seu crescimento e descamação da menstruação ocorre menor risco de divisão celular alterada e câncer.

  1. Tratamento da endometriose

A redução da proliferação do tecido endometrial (de dentro do útero e dos focos de endometriose) faz com que haja atrofia dos focos de endometriose.

Hoje as pesquisas estão focadas em anticoncepcionais que potencializem estes efeitos e causem melhora nas mulheres com endometriose.

11. Reduz acne

O estímulo ovariano diminuído faz com que haja menor produção de androgênios. Apresentam desta forma melhora da acne, principalmente naquelas mulheres que tem piora no período pré-menstrual.

efeitos benéficos dos anticoncepcionais

Fontes:

Magalhães, et alGinecologia Baseada em Problemas. Faculdade Christus. Fortaleza-CE, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s