Asma na Gravidez

A asma é uma doença caracterizada por hiper-reatividade das vias aéreas e inflamação crônica com crises de dispneia(falta de ar) e sibilância. Tem frequência das crises aumentada durante a gravidez por fatores ainda desconhecidos. O tratamento é semelhante devendo ser iniciado precocemente para evitar redução da oxigenação fetal.

asma na gravidez

A asma brônquica é uma doença comum principalmente nas crianças. Em mulheres que tiveram asma em idade mais jovem, as crises podem ocorrer durante a gestação. O aumento das crises na gestação ocorre por fatores desconhecidos.

Quais as complicações?

São associadas à queda da saturação de oxigênio materna que pode causar repercussões fetais. Quando ocorre cronicamente predispõe ao crescimento intrauterino restrito e até mesmo óbito fetal.

Está associada a casos de pré-eclampsia e hiperêmese gravídica. Os casos mais graves e com crises frequentes devem ser acompanhados com auxílio do pneumologista.

asma na gestante

Tratamento:

A grande maioria das medicações para tratamento das crises e controle da asma não apresenta efeitos adversos na gestação.

A crise aguda é tratada com beta-agonistas, anticolinérgicos e corticoides. Estas medicações são responsáveis por causar broncodilatação, isto é, “abrir” o pulmão e reduzir a sensação de falta de ar. O corticoide atua reduzindo a inflamação pulmonar e também o broncoespasmo.

O controle no período entre as crises é conseguido com corticoides inalatórios. São as famosas “bombinhas” que liberam substâncias com propriedades anti-inflamatórias diretamente sobre o tecido pulmonar. Dessa forma conseguem evitar as crises.

ScreenShot226

Fonte:

Ministério da saúde do Brasil. Gestação de Alto Risco. Manual Técnico. 5ª Edição. Brasília-DF. 2012.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s