Períodos Clínicos do Parto

O trabalho de parto se inicia de forma gradativa. Não ocorre como nos filmes em que com 2 ou 3 gritos a criança já surge chorando nos braços do médico. Do seu início ao nascimento do feto podem ser passados de horas até dias. Trabalho de parto 2

  • Período premunitório(pré-parto) – ocorrem contrações isoladas, sem um ritmo definido e aumento da movimentação fetal buscando o melhor encaixe na pelve. O fundo uterino desce de 2 a 4cm. Ocorrem também modificações ventilatórias(com sensação de falta de ar) e circulatórias, que aumentam a produção de muco(tampão mucoso). Amolecimento e apagamento(redução do comprimento) do colo uterino;
  • Trabalho de Parto – mínimo de 2 contrações uterinas em 10 minutos, rítmicas, que se espalham por todo o útero, com duração entre 50 e 60 segundos, apagamento(redução do comprimento) do colo em primíparas ou 2cm de dilatação em multíparas. Também há protrusão da bolsa amniótica, ou seja, formação de bolsa-das-águas e perda de tampão mucoso.

ScreenShot182

  • Fases:

Dilatação(1º Período) – modificação do colo uterino até a dilatação máxima de 10cm. Tração longitudinal das fibras do corpo uterino e pressão da apresentação fetal promovem abertura do canal de parto.

Expulsão(2º Período) – sincronismo entre musculatura uterina, da parede abdominal e do diafragma, empurrando de cima para baixo e posteriormente até a expulsão completa fetal. Contração involuntária do útero e voluntária da parede abdominal, chegando a 5 em 10 minutos. Útero se contrai ficando seu fundo na cicatriz umbilical.

Delivramento(3º P) – deslocamento, descida e desprendimento placentário. OMS indica que deve ser feita conduta ativa para reduzir sangramento. Esta envolve ocitocina IM ou diluída no soro após desprendimento dos ombros fetais, massagem uterina com tração controlada do cordão para retirada mais rápida.

–Pós-parto imediato – período em que deve ser mantida vigilância clínica pois compreende a grande parte dos sangramentos maternos de repercussão clínica grave. ScreenShot209 Fontes: ZUGAIB, M. Zugaib Obstetrícia. 2ª Edição. ed. Barueri: Manole, v. Único, 2012.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “Períodos Clínicos do Parto

  1. Pingback: Pesquisa do Streptococos agalactiae na Gestação? | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s