Auto-exame das Mamas: Importância

O Câncer de Mama é um problema de saúde pública pela quantidade de óbitos que causa e pelas consequências psicológicas associadas ao dano estético feminino. Protocolos de diagnóstico precoce com uso de exames complementares não dispensam o auto-exame das mamas(AEM), que pode ser realizado em casa, sem custos e é amplamente acessível para todas as mulheres.

outubro-rosa

A melhor forma de reduzir o impacto causado pelo câncer de mama é investir em formas de diagnóstico precoce. Estes incluem o auto-exame das mamas(AEM), a mamografia e a ultrassonografia.

O conhecimento sobre o AEM é bastante disseminado. Entretanto muitas mulheres não o fazem por subestimar a sua importância na detecção precoce de alterações tumorais, de consistência mamária e a presença de aumento dos linfonodos. Torna-se de maior importância ainda em áreas com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, em que a realização dos exames complementares é dificultada.

Vantagens do AEM:

  • Sem custos;
  • Simples;
  • Prático;
  • Pode ser realizado em casa;
  • Permite a detecção de alterações mamárias precoces.

Técnica correta:

autoexame

Benefícios:

Em estudos com grande quantidade de mulheres, a sobrevida em cinco anos após o diagnóstico do câncer é maior naquelas que realizavam o exame de forma periódica. A detecção de quaisquer alterações deve levar a paciente a buscar avaliação médica para melhor definição diagnóstica.

Desta forma é importante que todos os profissionais que lidam diretamente com as mulheres saibam orientar a forma correta de fazer o AEM. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é o caminho para um melhor tratamento e menores consequências para a mulher, na imensa maioria dos casos.

ScreenShot195

Fontes:

MONTEIRO, Ana Paula de Sousa et al.Auto-exame das mamas: freqüência do conhecimento, prática e fatores associados. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 201-205. ISSN 0100-7203.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032003000300009.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “Auto-exame das Mamas: Importância

  1. Pingback: Cistos Mamários: Abordagem e Tratamento | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s