Por que usar anticoncepcional na Síndrome dos Ovários Policísticos?

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio do eixo neuroendócrino reprodutor que altera a forma dos ovários e gera aumento da produção de androgênios. Tem prevalência de 6 a 12% da população feminina.

Contraceptivos

Pela anovulação crônica e o aumento da produção hormonal pela obesidade há maior risco de câncer de endométrio nestas pacientes. Desta forma, os contraceptivos hormonais são indicados para regularizar os ciclos e reduzir estes efeitos.

ACO combinados(Estrógenos + Progesterona):

Usados em pacientes com anovulação crônica. O Estrogênio reduz a quantidade de hormônios masculinos, diminui a fração livre e ativa dos androgênios e diminui a conversão de estrógenos(hormônios femininos) em andrógenos(hormônios masculinos).

A progesterona reduz a produção dos hormônios que estimulam os ovários, causando um chamado “repouso gonadal”. Este é essencial para a regularização dos ciclos.

síndrome dos ovários policísticos, sop, anticoncepcionais

A alteração do perfil lipídico deve ser levada em consideração. Vale lembrar que os estrógenos aumentam o risco de trombose e devem ser usados com cautela em mulheres com presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Além disso, alteração do metabolismo dos carboidratos ocorre em cerca de 70% das mulheres. Portanto é essencial que haja controle metabólico para reduzir a evolução para diabetes e o risco de doenças cardiovasculares.

Na presença de história prévia de trombose e hipertensão arterial a paciente deve utilizar pílulas de progesterona, com bastante cautela.

Um período de uso de contraceptivos(geralmente 6 meses) associado à redução de peso é a forma de regularizar os ciclos em pacientes que apresentam desejo de engravidar. 

ovários policísticos, anticoncepcionais

Fontes:

Júnior, José; Baracat, Edmund; O emprego dos contraceptivos orais combinados na síndrome dos ovários policísticos. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Novembro 2010. Volume 32. Número 11.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “Por que usar anticoncepcional na Síndrome dos Ovários Policísticos?

  1. Pingback: 7 situações em que a gestação é possível | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s