Placenta Prévia: Definição e Fatores de Risco

Ocorre em 0,5 a 1% das gestações e deve ser acompanhada com cuidado. Tem risco hemorragias maternas graves e comprometimento fetal. Exige planejamento adequado do parto por ser o momento de maior risco de sangramentos mais intensos.

placenta2

O que é placenta prévia?

Segundo a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), é a implantação placentária no segmento inferior do útero.

Quais as mulheres com maior risco de placenta prévia?

  • Multiparidade – gestações múltiplas desgastam o tecido uterino e aumentam o risco de implantação inadequada da placenta;
  • Abortamentos, cesáreas e cirurgias uterinas – pacientes que passam por procedimentos podem permanecer com cicatrizes uterinas, que alteram implantação placentária.
  • Gemelaridade – gestações de gêmeos podem ter maior dificuldade de migração placentária e manutenção desta no segmento inferior.
  • Tabagismo – a má qualidade dos vasos sanguíneos nas mulheres fumantes dificulta a formação da vasculatura placentária e aumenta a chance de implantação no segmento inferior.

Todos os casos são iguais?

Não. A placenta prévia pode se localizar de formas diferentes no segmento inferior do útero. É classificada de acordo com a localização em:

  • Marginal – quando a placenta não atinge o orifício interno do útero.
  • Parcial – quando recobre parcialmente o orifício interno do útero.
  • Total – quando recobre totalmente o orifício interno do útero.

ScreenShot006

 

O que a gestante com placenta prévia sente?

O principal sintoma é sangramento transvaginal de coloração viva. O mesmo é indolor, sem causa aparente. Ocorre de forma recorrente, com intensidade crescente.

A maioria dos sangramentos ocorre no 3º trimestre da gestação. Quando ocorre no trabalho de parto, geralmente são mais graves.

Como é feita a avaliação médica?

Em gestantes com sangramentos na segunda metade da gestação o ideal é realizar o exame especular. O toque deve ser realizado somente em ambiente cirúrgico pelo risco de piorar o sangramento por eventual rotura de vasos placentários que se encontrem expostos.

A implantação baixa da placenta altera a mecânica do parto e dificulta o encaixe da cabeça fetal na bacia materna. Desta forma o trabalho de parto apresenta maior índice de discinesias (alteração do mecanismo normal que impede o parto vaginal).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser confirmado com ultrassonografia transvaginal. Esta servirá para demonstrar a placenta recobrindo o orifício interno do colo uterino e a interposição de tecido entre este e a apresentação fetal, geralmente a cabeça.

Saiba mais em – Placenta prévia, Tratamento

ScreenShot163

Fontes:

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: Obstetrícia Fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

2 comentários sobre “Placenta Prévia: Definição e Fatores de Risco

  1. Olá, meu nome é Rafaela estou gravida de 13 semanas, com 12 semanas comecei a sangrar, um sangue vermelho vivo, e sai bastante sangue toda vez q vou ao banheiro. Liguei minha GO, eela me passou utrogestan200mg e repouso absoluto. Vou fazer uma ultra na proxima terça, mas estou muito nervosa, sem saber o q pensar mas com muita fé em Deus, que vai dar tudo certo com meu bebe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s