Repercussões Orgânicas da Pré-eclampsia

A pré-eclampsia causa dano em praticamente todos os órgãos maternos. O ambiente de suprimento insuficiente de oxigênio uteroplacentário forma uma quantidade grande de radicais livres que causam dano endotelial sistêmico.

ScreenShot074

Repercussões renais:

O vasoespasmo causado pela pré-eclampsia a nível renal impede o aumento da taxa de filtração glomerular e dificulta o balanço hídrico da gestante.

Ocorre acúmulo de ácido úrico como marcador de menor filtração glomerular. Este serve na avaliação de gravidade da pré-eclampsia.

Os radicais livres causam dano aos capilares glomerulares, a chamada endoteliose glomerular. Esta altera a filtração renal e permite a passagem de proteínas na urina. Desta forma a paciente que tem hipertensão e proteinúria tem pré-eclampsia.

Vasos sanguíneos:

O dano vascular por radicais livres de oxigênio aumenta as substâncias que promovem a sua contração (prostaciclinas) e reduz as que promovem vasodilatação (óxido nítrico). Desta forma os vasos ficam contraídos (vasoespasmo).

A contração vascular sistêmica impede que quantidade suficiente de sangue chegue a todos os órgãos, havendo um estado de hipóxia e sofrimento orgânico sistêmico.

Coração:

Pela hipertensão persistente há aumento da resistência ao fluxo cardíaco. Pode haver então acúmulo de sangue no pulmão e a paciente evoluir com Edema Agudo Pulmonar.

Fígado:

Fluxo sanguíneo insuficiente forma necrose periportal. O fígado da paciente deve ser avaliado quanto à formação de hematomas subcapsulares, principalmente quando há plaquetopenia.

Cérebro:

A pré-eclampsia pode causar aumentos pressóricos que superam a capacidade de regulação de fluxo cerebral. Desta forma ocorre a encefalopatia hipertensiva da gestação, conhecida como eclampsia. Sua principal manifestação clínica são convulsões generalizadas.

Quando ocorre rotura de vasos cerebrais e hemorragia intracraniana o prognóstico da paciente é muito ruim. É a principal causa de morte obstétrica no Brasil.

Olhos:

Descolamentos de retina podem ocorrer durante os picos hipertensivos. A sintomatologia é de amaurose (cegueira). Geralmente são unilaterais e reversíveis.

Sangue:

O dano aos vasos gera necessidade de coagulação sanguínea. Ocorre então consumo constante de plaquetas. A paciente pode evoluir com plaquetopenia e maior risco de sangramentos, podendo complicar no momento do parto.

Fluidos e eletrólitos:

Pela redução da taxa de filtração glomerular (dos rins), ocorre retenção hídrica. Os vasos estão lesados e há extravasamento para os tecidos com formação de edema.

O edema mais importante na avaliação clínica é aquele que atinge mãos e face. Edema em outras regiões como nos pés, são comuns em gestações normais.

Placenta:

Em comparação com gestações sem pré-eclampsia, possuem uma redução de fluxo sanguíneo em torno de 40%. Também é maior a chance de infartos placentários, que favorecem o Sofrimento Fetal Crônico(SFC).

Como a inserção placentária é defeituosa, a mesma tem maior chance de descolamentos.

 

ScreenShot022

Fontes:

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: obstetrícia fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s