Corrimento na Gestação

Durante a gestação ocorre aumento da secreção fisiológica, confundindo com corrimentos causados por infecções vaginais, com o tampão mucoso do início do trabalho de parto e até mesmo com a perda de líquido da bolsa amniótica.

Obstetrics1

Normal ou infecção: Como diferenciar?

Leucorreia fisiológica da gestação é o corrimento causado pelo aumento da produção do muco cervical devido a maior concentração de progesterona. Esta é produzida pelo corpo lúteo e pela placenta, sendo imprescindível para a gravidez normal.

Secreção incolor, mucosa, sem odor fétido, sem sintomas como prurido(coceira), ardor e dor locais. Não causa dor na relação sexual e sangramentos.

Vulvovaginites como a candidíase, causam sintomas associados como dor, prurido e ardor local. Além disso podem também provocar disúria(dor ao urinar).

O exame médico da secreção auxilia na definição diagnóstica. O exame especular, semelhante ao que é feito na prevenção ginecológica, pode e deve ser feito na gestação para aumentar a confiança do diagnóstico.

Vulvovaginites: Por que tratar?

As infecções vulvovaginais estão associadas a rotura prematura das membranas amnióticas e trabalho de parto pré-termo. Merecem tratamento específico para evitar maiores complicações.

O tratamento durante a gestação pode ser feito por via tópica, através de pomadas de uso noturno como Metronidazol e Miconazol, durante 7 a 10 dias. Manter abstinência sexual durante o tratamento.

ScreenShot003

Fontes:

AMARAL, E. M.; SOUZA, F. L. P.; CECATTI, J. G. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual técnico do pré-natal e puerpério. São Paulo: Olho de Boi Comunicações, 2010.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s