Sangramento uterino associado ao uso de anticoncepcionais

Queixa comum e raramente grave, causa frequente de abandono do método anticoncepcional com maior risco de gestações indesejadas. Ocorre em 70% das pacientes que usam contraceptivos injetáveis e em 80% das que usam Implantes subdérmicos. 

ScreenShot017

Por que ocorre sangramento em uso de anticoncepcionais?

Ocorrem frequentemente por escape hormonal e descamação endometrial, com sangramento geralmente pequeno e autolimitado. Geram incômodo importante para as mulheres, estando mais presentes nos primeiros 03 meses de uso. Se mantidos, tendem a reduzir bastante após este período.

Metrorragia x Spotting

A metrorragia é o sangramento em quantidade igual ou superior ao fluxo menstrual e requer uso de absorvente, que ocorre fora do período menstrual da mulher. Gera bastante incômodo e preocupação para as mulheres atingidas. Deve ser avaliada quanto à possibilidade de gestação com abortamento em curso, principalmente se a mulher tiver feito suspensão do método.

Spotting é o sangramento pequeno, em “borra-de-café”, que não requer uso de absorvente. Causa menor incômodo e preocupação que a metrorragia.

sangramento uterino disfuncional anticoncepcional

Como fazer a abordagem?

Além da história clínica deve ser feito exame físico para avaliar a presença de dilatação do colo uterino e abortamento em curso, principalmente nos sangramentos mais intensos. A ultrassonografia auxilia na definição de presença de conteúdo intrauterino, seja abortamento, miomas ou outras causas.

Estrógenos em altas doses constituem o tratamento de escolha. Funciona como simulação da fase proliferativa do ciclo menstrual, com proliferação e estabilização do tecido intrauterino e redução do sangramento.

Antiinflamatórios não esteroides podem ser usados em associação com o estrógeno. Sua ação consiste na redução dos fatores inflamatórios, com vasoconstricção e redução do sangramento.

Hemograma pode ser solicitado em sangramentos aumentados e/ou prolongados, com espoliação da quantidade de sangue da paciente. Na confirmação de anemia deve ser feita a suplementação com sulfato ferroso.

sangramento transvaginal, spotting

Fontes:

Schrager, Sarina. Abnormal Uterine Bleeding Associated with Hormonal Contraception. American Family Physician, Mai. 15, 2002

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

2 comentários sobre “Sangramento uterino associado ao uso de anticoncepcionais

  1. Pingback: Anticoncepcionais Orais em Uso Sem Pausas : Há Riscos? | Gravidez e Saúde da Mulher

  2. Pingback: Anticoncepcionais Hormonais Orais Combinados | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s