Hipertensão na Gestação

Os distúrbios hipertensivos da gestação continuam sendo uma importante causa de morte materna e fetal em todo o mundo, principalmente nas áreas com baixo acesso a serviços de saúde e má qualidade da assistência pré-natal. Continua sendo uma preocupação quando a gestante desenvolve a doença hipertensiva.

ScreenShot006

Por que a hipertensão é tão preocupante na gravidez?

A gestação é um momento que exige readaptação dos sistema sanguíneo e cardiovascular da mulher, com mudanças de grande impacto. Quando estas não ocorrem de maneira perfeita, ocorre sobrecarga orgânica. É o que ocorre quando se desenvolve hipertensão, seja associada a pré-eclampsia ou por tendência da própria gestante.

Está associada a diversas complicações próprias da hipertensão e também específicas da gravidez como o descolamento prematuro de placenta normalmente inserida e a eclampsia.

ScreenShot008

Quais os tipos de hipertensão que a gestante pode desenvolver?

1. A pré-eclampsia é a hipertensão da gestação que ocorre:

  • Após 20 semanas de idade gestacional.
  • Em mulheres não previamente hipertensas.
  • Associada a perda renal de proteína acima de 300mg em 24h.

Anteriormente o edema era associado aos critérios de diagnóstico de pré-eclampsia, mas deixa os critérios pelo fato de estar presente de forma fisiológica à gestação e sem indicar qualquer doença. Tem maior valor o edema que acomete face e mãos e quando associado a hipertensão arterial.

2. A eclampsia é dita quando ocorrem convulsões associadas ao quadro inicial de pré-eclampsia. É a manifestação clínica da encefalopatia hipertensiva da gestação e pode causar hemorragia intracraniana e até mesmo óbito materno.

Deve ser prevenida em pacientes com aumento pressórico e sintomas neurológicos através do uso de Sulfato de Magnésio. Este reduz a excitabilidade neuronal e impede que a gestante convulsione.

3. Iminência de eclampsia ocorre em uma gestante com pré-eclampsia que apresenta sintomas neurológicos como escótomas visuais(clarões na visão), cefaleia e dor abdominal. É o momento que precede a eclampsia e a gestante deve receber medicação de forma imediata.

ScreenShot009

4. A hipertensão gestacional ocorre com ausência de perda renal de proteínas, necessária para confirmar pré-eclampsia. Deve ser acompanhada de perto, no entanto tem menor gravidade que as demais.

5. A hipertensão prévia à gestação é aquela que ocorre antes das 20 semanas de idade gestacional e não há proteinúria. Tem características próprias de acompanhamento se levarmos em consideração o dano vascular que a hipertensão pode causar na mãe e de que forma isto pode repercutir na chegada de fluxo sanguíneo ao feto.

6. A hipertensão gestacional sobreposta é aquela que ocorre com desenvolvimento de proteinúria acima de 300mg em 24h em gestantes com hipertensão pré-gestacional. A soma de ambos os mecanismos fisiopatológicos torna esta condição a de maior risco associado para mãe e feto.

ScreenShot007

Fontes:

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2010.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “Hipertensão na Gestação

  1. Pingback: Gestação em Mulheres com Sobrepeso e Obesidade | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s