O que são Miomas Uterinos?

Os miomas uterinos são os tumores benignos mais comuns do trato genital feminino. Causam transtornos quando sintomáticos, com queixa de dor pélvica e sangramento genital anormal, podendo também interferir na fertilidade feminina.

ScreenShot023

O que são miomas uterinos?

Os miomas ou leiomiomas são tumores benignos da musculatura lisa uterina formados por tecido conjuntivo. São extremamente prevalentes, sendo em sua grande maioria indolentes e assintomáticos.

São classificados quanto a sua localização podendo ser cervical, ístmico, corporal, subseroso, submucoso e intramural, conforme mostra a figura abaixo.

Quem tem mais risco de miomas?

Acometem com maior frequência mulheres após a quarta década de vida, sendo mais comuns em mulheres negras e nulíparas (que nunca estiveram gestantes). Estão associados a infertilidade conjugal quando ocorre deformidade da cavidade uterina e causam prejuízo na implantação do óvulo para a gestação.

O que a mulher com miomas sente?

  • Sangramento transvaginal anormal.
  • Dor pélvica.
  • Aumento do volume do abdome.
  • Compressão de órgãos abdominais e pélvicos.
  • Infertilidade conjugal.

Como é feito o diagnóstico?

Pode ser suspeitado pela exame físico, com aumento do volume uterino, mas é geralmente confirmado pela ultrassonografia. Este exame é útil na determinação do local, número e tamanho dos miomas, bem como a informação de deformação do contorno da cavidade uterina.

ScreenShot076

OBS: Na presença de aumento do volume abdominal em mulheres em idade fértil, a possibilidade de gravidez deve sempre ser lembrada.

Como é feito o tratamento?

O tratamento geralmente é expectante, com acompanhamento ultrassonográfico do crescimento do mioma. Este é preconizado principalmente para mulheres jovens, ainda com desejo gestacional e mulheres na peri ou pós-menopausa. Esta estratégia é defendida pelo fato de taxa de transformação maligna ser extremamente baixa, situando-se em cerca de 0,01 a 0,5%.

Entretanto, a literatura atual mostra que os miomas são a maior causa de histerectomias eletivas, devido a sangramento uterino anormal de difícil tratamento clínico.

Existem medicamentos como os antagonistas do GnRH, que reduzem bastante o estímulo hormonal sobre os miomas que causam sintomas, causando redução do sangramento transvaginal e do tamanho dos miomas. São bastante usados para melhorar o status hematopoiético(tratar a anemia com redução da perda de sangue) da paciente como preparação para a cirurgia (histerectomia).

A cirurgia deve ser feita em pacientes com sintomas intensos e refratários, compressão de órgãos, dor pélvica crônica e em pacientes com infertilidade conjugal, na presença de mioma que cause distorção da cavidade abdominal.

ScreenShot077

Fontes:

BOCLIN, Karine de Limas Irio; FAERSTEIN, Eduardo; SZKLO, Moyses. Does life-course socioeconomic position influence racial inequalities in the occurrence of uterine leiomyoma? Evidence from the Pro-Saude Study. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 30, n. 2, Feb.  2014 .   Available from <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000200305&lng=en&nrm=iso&gt;. access on  13  June  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00025413.

CORLETA, Helena von Eye et al . Tratamento atual dos miomas. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,  Rio de Janeiro ,  v. 29, n. 6, June  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032007000600008&lng=en&nrm=iso&gt;. access on  13  June  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032007000600008.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

2 comentários sobre “O que são Miomas Uterinos?

  1. DR. EMERSON, BOM DIA! SOU IRMA DE GEORGETTTE ESPOSA DO PASTOR JUNIOR, E ESTOU GRAVIDA DE UMA MENINA COM 37 SEMANAS. FOI DESCOBERTO AGORA NO FINAL DA GESTAÇÃO, QUE TEREI QUE FAZER UMA CESARIANA POR CONTA DA PLACENTA PREVIA PARCIAL, E O MEU PRIMO QUE FEZ A USG QUE DESCOBRIU ACONSELHOU A NAO ESPERAR PELO PARTO NORMAL. VOCÊ ACOMPANHA PARTO NO SAO LUCAS? PORQUE GANHAREI LA NESSE HOSPITAL, E QUERIA QUE VOCÊ ACOMPANHASSE, PROVAVELMENTE O DOUTOR EMERSON QUE É GINECOLOGISTA/OBSTETRA FARÁ MINHA CESARIANA. SERÁ DIA 15/07, QUE QUANDO FAÇO 38 SEMANAS FECHADAS.
    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO,
    MAREN MÍSIA.

    Curtir

    • Maren eu acompanhava cesáreas no são lucas na época de aluno. Não sei se eles permitem que eu entre no centro cirúrgico agora. Mas tentarei fazer o contato para ver o que posso fazer. Grande abraço e tudo de bom para você!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s