O edema de membros inferiores é bastante comum nas gestantes, principalmente próximo ao término da gravidez. Causa importante desconforto, com maior intensidade ao final do dia, principalmente se a mulher se manteve em pé durante muito tempo, desenvolvendo atividades laborais, por exemplo.
Por que ocorre edema(inchaço) na gestação?
Decorre de alterações próprias à gestação como a vasodilatação e retenção hídrica induzidos pelos hormônios. Ocorre queda do potencial osmótico por hemodiluição e extravasamento de líquido para o extravascular, causando edema tecidual. Além disso, com o desenvolvimento da gestação e aumento do volume uterino, ocorre compressão da veia cava e menor retorno venoso dos membros inferiores.
Há algum tempo o edema era associado aos critérios de pré-eclampsia. Foi retirado devido a sua alta prevalência na grande maioria das gestantes, sem que indicasse doença. Atualmente é mais preocupante o edema generalizado e quando este atinge rosto e mãos.
No caso de edema assimétrico, principalmente quando associado a dor local pode indicar trombose de veias profundas da perna. Importante lembrar que as gestantes tem mais chance de desenvolver tromboses.
Abordagem terapêutica:
- Evitar permanecer muito tempo numa mesma posição, principalmente em ortostase(em pé);
- Fazer repouso programado durante o dia, com elevação dos membros inferiores;
- Meias elásticas de média compressão podem ser usadas, sob orientação do médico assistente;
- É contraindicado o uso de diuréticos;
- Vigilância sobre as alterações de pressão arterial que possam ocorrer.
Fontes:
MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO, J. Rezende: obstetrícia fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 163-167.
Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6
Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:
http://www.dremersonbatista.com
CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS
Pingback: Por que a gestação aumenta o risco de tromboses? | Gravidez e Saúde da Mulher