Como Calcular a Idade Gestacional e Estimar(somente estimar) a Data Provável do Parto

O momento adequado para o parto é aquele em que o bebê esteja preparado para sobreviver no ambiente extra-uterino. Nas gestações que se concluem sem problemas, a grande maioria dos partos ocorre espontaneamente entre 38 e 42 semanas de idade gestacional.

Imagem

O melhor momento para que o parto ocorra é após a maturação pulmonar e antes do envelhecimento placentário. Este intervalo ocorre entre 38 e 42 semanas. Consideramos a maturidade pulmonar adequada após 37 semanas e o risco de insuficiência placentária com sofrimento fetal acima de 41 semanas.

Meses ou Semanas?

Popularmente diz-se que o parto ocorre após a mulher completar nove meses de gestação. Em termos obstétricos a gestação é considerada a termo, ou seja, pronta para seu término com sucesso, após 37 semanas ou 259 dias de idade gestacional.

Neste período o feto já possui capacidade de respirar espontaneamente em ambiente extra-uterino e seus sistemas orgânicos estão prontos para iniciar sua nova vida, sem o suporte do organismo materno. 

ScreenShot027

O parto que ocorre antes de 37 semanas é dito pré-termo. A avaliação pelo pediatra assistente dirá se o RN é ou não prematuro. Quando ocorre após 42 semanas é classificado como pós-termo, com outras complicações associadas.

ScreenShot182

Próximo a esta data a gestante pode iniciar contrações esporádicas, que são consideradas o “ensaio” uterino para o trabalho de parto. Este último é definido como contrações rítmicas e frequentes, de forte intensidade, com sensação de enrijecimento abdominal e capazes de alterar a forma do colo uterino.

A gestante então deve ficar atenta aos sinais iniciais de trabalho de parto para buscar avaliação médica em relação à assistência ao parto.

Mas e a data provável do parto?

É uma média realizada através do cálculo da idade gestacional. Como a grande maioria das gestações tem o seu término entre 38 e 42 semanas, atribui-se para as 40 semanas de idade gestacional a Data Provável do Parto(DPP). 

É importante que essa data não seja fixada na cabeça da gestante, como uma programação. O trabalho de parto poderá ocorrer normalmente 15 dias antes ou depois desta data. Quem comanda o momento correto é o feto e a evolução das contrações uterinas. 

ScreenShot015

Fontes:

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2011.

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE FILHO,J. Rezende: obstetrícia fundamental. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 163-167.

MURKOFF, Heidi; EISENBERG, Arlene; HATHAWAY, Sandee. O que esperar quando você está esperando. 23ª edição. 2014.

 

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s