O que é Diabetes Gestacional e como ele altera o Acompanhamento da Gravidez

O diabetes gestacional é uma incapacidade do pâncreas materno conseguir acompanhar o aumento de glicemia que é induzido pela gravidez. Este aumento da glicemia ocorre para alimentar o feto e pode causar repercussões graves quando ocorre de forma exagerada.

Diabetes gestacional 3

O que é Diabetes Gestacional?

O Diabetes Mellitus Gestacional(DMG) é um estado hiperglicêmico causado pela incapacidade do pâncreas materno em acompanhar as necessidades de insulina durante o período gestacional. Os hormônios da gestação formam resistência a insulina para ocorra maior passagem de glicose e garantia de nutrição fetal adequada.

ScreenShot065

Por que isso ocorre?

O aumento de progesterona, estrógenos e principalmente o lactogênio placentário humano(hPL), formam um estado de hiperglicemia materna com necessidade de maior produção de insulina pelo pâncreas materno. Quando este não acompanha a glicemia de forma adequada o estado de aumento de glicose na corrente sanguínea é mantido. O feto então aumenta a sua produção de insulina e continua a consumir glicose de forma contínua.

Quais as repercussões fetais?

A hiperglicemia de forma acentuada pode prejudicar o desenvolvimento fetal e a organogênese. O DMG também é apontado como a primeira causa de morte fetal no 3º trimestre.

A insulina é o hormônio responsável pelo anabolismo fetal, causando crescimento excessivo destes nas gestantes com DMG. A maior frequencia de fetos macrossômicos(>4Kg), aumenta o risco de:

ScreenShot067

A hiperglicemia reduz a produção de cortisol pelo feto. O cortisol é o hormônio do estresse metabólico e é importante para induzir a produção de surfactante, que promove a abertura dos alvéolos pulmonares e evita sofrimento respiratório do recém-nascido. Em filhos de mães diabéticas ocorre então atraso na produção de surfactante e maior ocorrência de Taquipneia Transitória do Recém-nascido(TTRN).

A hiperglicemia reduz a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, sendo o seu transporte prejudicado. Com isso os tecidos fetais são induzidos a produzir maior quantidade de células sanguíneas para suprir as necessidades teciduais de oxigênio. O feto então desenvolve policitemia, isto é, maior concentração de hemácias no sangue, com risco de tromboses e maior consumo de ferro pelo feto.

A taxa de filtração glomerular, ou seja, a quantidade de sangue que é filtrada pelo rim fetal está aumentada e este passa a urinar de forma mais frequente, na chamada diurese osmótica. Esta causa aumento do líquido amniótico, que resulta em polidrâmnio e complicações associadas. O polidrâmnio, excesso de líquido amniótico, causa maior risco de:

Quais são as repercussões maternas?

A gestante que desenvolve DMG está em maior risco de ter Diabetes Mellitus tipo 2 no futuro. Esta conclusão é obtida através da constatação de que o pâncreas destas mulheres não tem capacidade de acompanhar o estado de hiperglicemia. Chance maior ocorre em obesidade e história familiar.

Além disso, a presença de maior quantidade de glicose na urina favorece a proliferação bacteriana e deixa a gestante mais vulnerável a infecções do trato urinário.

ScreenShot064

Fontes:

AMARAL, E. M.; SOUZA, F. L. P.; CECATTI, J. G. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual técnico do pré-natal e puerpério. São Paulo: Olho de Boi Comunicações, 2010.

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2010.

FERNANDES, Raquel Santos Robalo et al . Prognóstico obstétrico de pacientes portadoras de diabetes mellitus pré-gestacional. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,  Rio de Janeiro ,  v. 34, n. 11, Nov.  2012 .

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Um comentário sobre “O que é Diabetes Gestacional e como ele altera o Acompanhamento da Gravidez

  1. Pingback: Gestação em Mulheres com Sobrepeso e Obesidade | Gravidez e Saúde da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s