O que é Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP)?

A Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP) é uma doença endócrina, isto é, por alteração hormonal, que caracteriza-se pela perda da ciclicidade ovulatória por alteração dos mecanismos de controle entre as estruturas cerebrais, hipotálamo e hipófise, em relação à produção de esteroides ovarianos. Representa a endocrinopatia mais comum entre as mulheres.

ScreenShot179

O que causa a Síndrome dos Ovários Policísticos?

A causa permanece indefinida até os dias atuais. Sabe-se que ocorre a alteração primária na produção de esteroides ovarianos forma um ciclo que altera todo o eixo hormonal feminino.

Acredita-se que uma alteração na metabolização glicêmica com resistência a insulina, semelhante ao que ocorre no Diabetes tipo 2, seja o gatilho para as demais disfunções hormonais. A presença de altos níveis de glicemia altera a produção de esteróides ovarianos, com aumento dos hormônios masculinos. Desta foram, a mulher desenvolve os sintomas, principalmente as alterações do ciclo menstrual.

Por que o nome Síndrome dos Ovários Policísticos, sendo que nem todas as mulheres apresentam cistos ovarianos?

Segundo a Febrasgo em 2003, o nome mais correto para a síndrome seria Anovulação Crônica Hiperandrogênica, que é mais condizente com as alterações sistêmicas que a paciente apresenta e não somente com a visualização de cistos ovarianos múltiplos. Estes são formados devidos à maturação incompleta dos óvulos, por deficiência de estímulo hormonal,  que não chegam a romper e ser expelidos através das tubas uterinas. Com isso, a paciente com SOP sem tratamento pode apresentar dificuldades para engravidar.

O que a mulher sente?

Os sintomas que a mulher apresenta são ciclos menstruais irregulares, anovulatórios, graus variados de hirsutismo (padrão de pelos masculino), acne, oleosidade cutânea, alopécia(calvice) frontal e infertilidade. É bastante associada a obesidade, alteração de perfil lipídico e Diabetes Mellitus tipo 2. 

ScreenShot178

Como a SOP é confirmada?.

O diagnóstico é realizado com base nos Critérios de Roterdam, conforme o quadro abaixo. É possível perceber que a presença de ovários com múltiplos cistos não é condição obrigatória para a presença de SOP. Além disso, o aumento de hormônios masculinos pode ocorrer somente a nível laboratorial (hiperandrogenemia).

Imagem

Na presença de 2 critérios é confirmada a SOP. Ou seja, se a mulher tem ciclos menstruais irregulares associados aos sintomas de aumento dos hormônios masculinos, podemos confirmar o diagnóstico, independentemente da presença de exames. 

Podem ser solicitados exames laboratoriais como:

  • Beta-HCG(por conta do atraso dos ciclos irregulares);
  • Testosterona  total e sérica;
  • Androstenediona e SDHEA;
  • Perfil lipídico;
  • Glicemia de jejum;
  • LH, FSH, TSH;
  • Prolactina.

A ultrassonografia transvaginal é o melhor exame para avaliar a presença de cistos ovarianos.

Tratamento:

O tratamento deve ser voltado para as diversas faces da doença:

Alterações menstruais são tratadas com contraceptivos hormonais orais e/ou suplementação de progesterona.

Obesidade deve ser abordada com reeducação alimentar e atividade física. Metformina é bem utilizada na perda de peso e melhora o perfil glicêmico, aumentando até mesmo as taxas de ovulação destas pacientes.

Infertilidade pode ser tratada com perda de peso, que aumenta a chance de ovulação, e uso de indutores como o Citrato de Clomifene e Gonadotrofinas, sempre com acompanhamento de profissional habilitado.

Hirsutismo pode ser tratado com Acetato de Ciproterona e Finasterida. Após regularização do perfil hormonal a mulher pode então buscar métodos de depilação, com menor risco de recidivas.

ScreenShot180

Fontes:

Ginecologia Baseada em Problemas – Faculdade Christus – Fortaleza, 2011;

Ginecologia Endócrina – Manual de Orientação FEBRASGO, 2003;

Síndrome dos ovários policísticos: aspectos atuais das abordagens terapêuticas – FEBRASGO, 2009;

Síndrome dos Ovários Policísticos – Projeto Diretrizes, 2002.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s