Como se alimentar bem durante a gravidez

A alimentação durante a gestação merece cuidados especiais para garantir o suprimento adequado de nutrientes para o feto em desenvolvimento. A paciente pode buscar orientação adequada durante a realização do pré-natal.

ScreenShot100

Quais as modificações no metabolismo de nutrientes que ocorrem na gravidez?

Ocorre aumento de substâncias contra-insulínicas, mantém um maior nível sérico de glicose, que chega ao feto através da placenta. Este é fundamental para a nutrição adequada do feto e o seu pleno desenvolvimento.

O problema é que este aumento de glicemia pode exacerbar ou proporcionar o aparecimento de doenças como diabetes gestacional devido à sobrecarga funcional a que o pâncreas é submetido.

O que acontece se a gestante não se alimentar adequadamente?

Com relação à subnutrição materna sabe-se que a privação alimentar no primeiro trimestre está associada a um maior risco de complicações fetais. Este período é de grande importância pela formação das estruturas que servirão de base para todo o desenvolvimento do feto. Deve então ser dada atenção à alimentação neste período e os distúrbios do trato gastrintestinal como vômitos, devem ser prontamente abordados.

Já as gestantes obesas tem maior chance de desenvolvimento de diabetes e distúrbios hipertensivos. Está também associada a maior risco de malformações, macrossomia fetal, traumatismos do parto e aumento do índice de cesarianas.

Como os nutrientes chegam ao feto?

Entre a 3ª e 4ª semanas a placenta ainda se encontra imatura e o saco germinativo assume o papel de transporte de nutrientes para o feto. O crescimento fetal se eleva nos trimestres subsequentes(2º e 3º), com maior necessidade de nutrientes, que são fornecidos pela placenta.

O crescimento fetal pode ser alterado pela presença de infecções e variações extremas de peso materno. As doenças que causam fluxo insuficiente à placenta, podem causar redução do crescimento fetal por redução do aporte de nutrientes.

A realização de acompanhamento do crescimento fetal e a aferição em curvas de crescimento, por meio de ultrassonografias seriadas, podem fornecer as informações importantes e a necessidade de intervenções e mudanças dietéticas maternas.

Em caso de diabetes gestacional, o aumento da glicose sérica causa maior produção de insulina pelo pâncreas fetal causa maior consumo de glicose por suas células e crescimento exagerado. É frequente que os filhos de mães diabéticas ultrapassem os 4 Kg de peso, devido a este fato.

ScreenShot098

Entao a gestante deve comer por 2?

Não necessariamente. A gestante deve se alimentar em maior quantidade por conta do aumento da atividade metabólica corporal e maior consumo de glicose pelo feto em desenvolvimento. Comer por dois é um exagero, que pode levar a ganho de peso excessivo na gestação e complicações a este associadas.

ScreenShot065

Quais os alimentos que devem ser consumidos pela gestante?

Alimentos saudáveis devem constituir a maior parte da alimentação. A gestante pode se alimentar de frutas, sucos de fruta em bastante quantidade e alimentos integrais. Os vegetais folhosos devem ser bem lavados, devido ao risco de contaminação por parasitas que possam causar danos ao feto.

Alimentos como massas, refrigerantes, frituras, devem ser consumidos com moderação para evitar ganho de peso excessivo. O ganho de peso em excesso na gestação predispõe a uma série de complicações como o Diabetes Gestacional, partos dificultados, hipoglicemia neonatal, além de aumentar as estrias abdominais.

Atenção especial deve ser dada ao fracionamento das refeições, devendo ser realizadas no mínimo 6 refeições diárias, para evitar que a paciente sofra hipoglicemia. As refeições principais devem ser intercaladas por lanches, tomando o cuidado de não passar mais de 3 horas sem alimentação.

ScreenShot099

Em algumas condições maternas, o acompanhamento com nutricionista pode ser de grande valor. As principais indicações são:

  • História de filho(s) com baixo peso ao nascimento;
  • Suspeita de restrição de crescimento fetal;
  • Peso pré-gestacional 20% acima ou 10% abaixo do ideal para a altura;
  • Ganho de peso acima de 3.200g ou abaixo de 900g por mês após o 1º trimestre.

Devem ser encaminhadas para avaliação mais detalhada:

Quais as vitaminas que são necessárias na gestação?

A suplementação farmacológica é de Ácido fólico, iniciada de preferência 8 semanas antes da concepção para evitar defeitos no sistema nervoso fetal, e o Sulfato Ferroso, que evita a anemia causada pelas perdas sanguíneas do parto e pela lactação.

A gestante deve ter em mente que o feto recebe a sua alimentação, portanto a alimentação saudável é fundamental para um filho saudável.

ScreenShot319

Fontes:

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 6ª Edição. ed. Porto Alegre: Artmed, v. Único, 2011.

Captura de Tela 2016-05-06 às 22.31.01

Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6

Screen Shot 03-27-16 at 08.29 PM

Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:

http://www.dremersonbatista.com

CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS

https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224/posts

4 comentários sobre “Como se alimentar bem durante a gravidez

  1. Pingback: Gestação em Mulheres com Sobrepeso e Obesidade | Gravidez e Saúde da Mulher

  2. Boa tarde Dr.
    Estou gravida de 8 semanas quando descobri a gravidez a minha medica pediu para que eu tomasse ácido fólico. Nao tomei antes de engravidar pq nao planejava ficar gravida por agora. Mas a medica pediu que eu tomasse somente metade do comprimido de acido folico por dia, o senhor pode me explicar o por que? Todo mundo q conheço toma um comprimido inteiro. O meu acido folico é o Endofolin 5 mg.
    Será que pode causar alguma coisa na formação do bebê? Ou esta certo e só é coisa da minha cabeça?
    Desde ja agradeço

    Curtir

    • A dose ideal de ácido fólico é de 800microgramas por dia. Os comprimidos que comercializam no Brasil tem 5mg. Algumas pacientes podem ter problemas por esta dosagem alta, mas é muito raro. Geralmente recomendamos usar 5mg mesmo, mas não tem problema tomar a metade da dose

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s